TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo

Por:   •  20/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: ATIVIDADES COMPLEMENTARES

RELATÓRIO DE COMPROVAÇÃO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Nome: Paulo Martins de Carvalho

RA: 240192013

Curso: Engenharia Mecatrônica

Data(s) do(s) Evento(s): 30/12/2015

Horário(s) de sua participação:

Quantidade de horas solicitadas: 5,0

Local(is):

Visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo

Relato da Visita

Visitei a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no dia 30 de dezembro de 2015, numa quarta-feira.

Localização: Praça da Luz, 02 e Largo General Osório,66

Bairro: Luz

São Paulo – Capital

Data da inauguração: 1905.

Data da visita: 30/12/2015

Preço do Ingresso: R$ 6,00, aos sábados é gratuito.

Horário de atendimento: das 10:00 às 18:00h de quarta a segunda.

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, que dá ênfase a produção artística brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1.905 é o museu de arte mais antigo da Cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, insituição que formava os técnicos e artesãos da cidades, projetado no final do século XIX, em 1.895, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Em 1.901 o edifício deu espaço à Pinacoteca do Estado, que viria a funcionar de fato em 1.911 com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes. As primeiras doações para o museu foram peças que até hoje fazem parte do acervo, entre elas obras dos consagrados artistas Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e José Ferraz de Almeida Junior.

Entre 1.993 e 1.998 foi feita uma reforma em todo o prédio da Pinacoteca com a autoria de Paulo Mendes da Rocha, que acabou ganhando o prêmio de arquitetura Mies Van Rohe no ano de 2.000. O escultor baiano Emanoel Araújo foi eleito diretor do local e durante toda a modificação reforçou a ideia de que o centro de São Paulo não deixaria de ser o cartão postal da metrópole. Então decidiu mudar a entrada do estabelecimento, que anteriormente era na Avenida Tiradentes, para a frente da Estação da Luz.

A Pinacoteca do Estado, hoje, conta com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de nove mil obras e um espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência, do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo, de vinte e seis obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Junior, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva.

Ela passou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e formou um significativo acervo, hoje com cerca de nove mil obras. Passou por uma marcante transformação assumindo-se gradativamente, como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com marcante e destacada presença no cenário artístico do país.

A Pinacoteca realiza cerca de trinta exposições e recebe aproximadamente quinhentos mil visitantes anualmente. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado à mostra de longa duração do acervo próprio. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o Auditório e a cafeteria. Desde 2006 é administrada pela APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura.

Objetivos do museu

O foco principal de todo o trabalho desenvolvido pela Pinacoteca é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios memórias, da consolidação e ampliação desses acervos, e do estímulo à produção artística dos artistas brasileiros e a cultura brasileira.

Salvaguarda e comunicação dos acervos e edifícios dos padrões técnicos mais rigorosos;

Cumprimento da função educativa compreendida como atuação permanente no processo de aprimoramento das habilidades de cada indivíduo, buscando seu desenvolvimento e o da sociedade;

Respeito aos princípios éticos de conduta;

Construção e manutenção de um ambiente de trabalho solidário e estimulante;

Apoio ao desenvolvimento e valorização dos recursos humanos da instituição.

Lay out das salas de exposição

No momento em que visitei estava ocorrendo a exposição:

Mostro na integra o anúncio da exposição.

UMA COLEÇÃO PARTICULAR – ARTE CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DA PINACOTECA

DE 20.NOV A 31.JAN 2016

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre dia 20 de novembro a exposição Uma coleção particular – Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca que apresenta um panorama da arte contemporânea no Brasil a partir de sua coleção. Uma seleção que reúne mais de 60 obras, a maioria incorporada recentemente ao acervo da instituição e com trabalhos que vêm a público pela primeira vez – como é o caso dos empréstimos em comodato da coleção Roger Wright, parceria firmada este ano.

São pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, desenhos, gravuras e instalações, realizadas de 1980 até hoje por artistas nascidos ou radicados no país. “O corte cronológico considera o processo de reorganização da vida política e cultural brasileira com o fim da ditadura militar (1964-1985), mas também leva em conta um período de reestruturação da própria Pinacoteca, que compreende, por exemplo, a reforma de sua sede, entre 1994 e 1998”, explica o curador da Pinacoteca José Augusto Ribeiro.

A mostra ocupa todo o primeiro andar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com