TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Visita ao Revelando São Paulo

Por:   •  16/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

3.1 METODOLOGIA

        Este trabalho foi elaborado diante do desafio encontrado no trabalho da dança e o desenvolvimento motor e cognitivo do educando. A pesquisa foi realizada através de estudos bibliográfico aprofundado na área da Dança e da Psicomotricidade.

A base do estudo foi realizada diante de alguns autores, no qual eles expõem seus conhecimentos e teoria. Entre eles destacamos as contribuições de Isabel Marques, Rudolf Laban, Henri Wallon,  Ferraz e Fusari.

Ao decorrer da pesquisa poderemos ver a contribuição de cada um deles pra o desenvolvimento da dança e de como segundo os autores, a dança pode contribuir para o desenvolvimento da criança no aspecto motor, cognitivo e na interação como meio que acerca.  

3.2 O CONTEXTO DE PESQUISA

A pesquisa investiga como a Dança é trabalha nas escolas e como os educares entendem a presença da dança como componente educativo na cultura da escolar. Além de como a escola atribui a dança como parte do currículo, por ser um elemento que esta inclusa nos Parâmetros Curricular Nacional de Artes.

Este estudo teve seus dados coletados através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através de entrevista com uma professora de dança educacional e observações são feita em sua aula pratica com alunos, na escola de educação infantil situada na zona norte de São Paulo.

3.2.1 ESCOLA

A escola esta localizada na Zona Norte de São Paulo, é do seguimento privado. Neste ano de 2018 a escola completa 50 anos de existência, sempre esteve na região do bairro do Limão, é unidade única. A escola foi primeira escola do bairro, fundada por uma família de professores, ainda hoje é dirigida pela mesma família.A escola foi planejada e pensada como escola para crianças pequenas, como o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos conscientes, críticos, éticos, criativos, reflexivos e transformadores.

O seu espaço é grande, com muitas vegetação e árvores frutíferas, possui dois parques abertos, uma quadra esportiva, um refeitórios e 5 salas de aulas, uma sala de direção e a secretaria. Seu corporativo é composto 22 pessoas, divididos em 9 professores, 5 auxiliares de professor, 1 cozinheira, 3 ajudante gerais, 1 secretaria, 1 auxiliar administrativo, 1 coordenadora e 1 diretora. Seu corpo docente é composta por 113 alunos, divididos em 5 grupos na parte da manhã e 5 na parte da tarde. Os alunos entram na escola com idade a partir dos 10 meses e permanece até os 5 anos completo.

3.2.2 PARTICIPANTES

Os participantes desta pesquisa foram os alunos do grupo 2 da turma da manhã  e a professora de dança, os alunos desse grupos tem 3 anos de idade, e é composto por 11 crianças. A turma é bem agitada em todo o tempo estão correndo brincando uns com os outros, mas, pude perceber que algumas crianças ainda têm certa dificuldade motora, que ao realizar esses movimentos não se sentem tão seguras.

Durante a aula de dança as crianças se mostram muito interessadas, toda proposta que a professora propõe os alunos a realizam com grande alegria. Quando alguma criança tem dificuldade de realizar alguma atividade na aula a professora o auxilia na realização da tarefa, mas sempre permitindo que essas dificuldades seja vencida através da criatividade e esforço do próprio aluno.

A professa é especifica de dança na escola, sua formação é de ballet clássico e outras modalidades de dança, também é formada em educação física e pós graduada em dança e atualmente esta fazendo mestrado em educação. Segundo a professora, toda vida profissional dela é voltada em dança educativa, ela acredita na riqueza e o beneficio que tem a dança nesse caminho da educação.

3.3 INSTRUMENTOS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

        A pesquisa de campo foi realizada atreves de entrevista com a professora de dança e a observação de uma turma do grupo 2 de uma  escola da Zona Norte.  Diante desta pesquisa podemos identificar a importância que a dança tem no desenvolvimento de criança dentro da educação, e entender a sua complexidade, e saber como a escola entende e aplica a arte da dança.

        Diante da pesquisa feita no espaço escolar podemos perceber que a escola junto com os professores e a professora de dança em especifico tem uma preocupação em fazer com que a aula de dança não seja apenas um enfeite na, mas que seja uma disciplina que promova o desenvolvimento da criança em todo seu aspecto, seja motora, cognitiva, cultural e social.

A escola inclui a aula de dança educativa dentro do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), assim a dança faz parte dos projetos de cada turma, seguindo os objetivos de cada faixa etária. Conforme Veiga (2001) o PPP deve assumir posição na escola como instrumento norteador da ação educativa ao caracterizar-se pela organização do trabalho pedagógico como um todo. Assim a dança faz parte do currículo desta escola, e, alem da dança poder fazer parte dos projetos de cada turma, a professora de dança tem o seu próprio projeto com as turmas, onde desenvolve portfólios semestrais.

Outra etapa da pesquisa de campo foi a realização da entrevista com a professora de dança, a entrevista foi baseada em algumas perguntas que fiz a mesma durante o período de observação da turma.

A primeira pergunta à professora foi sobre a importância do trabalho da dança na educação. Segundo ela, a dança é uma atividade completa que supõem todos os benefícios de uma atividade física em qualquer faze escolar, que permite um trabalho completo na questão motora do aluno, junto com isso o proveito de trabalhar as emoções, a personalidade, a comunicação e a socialização. Diante disso podemos analisar a resposta da professora com o pensamento de alguns dos autores citados no trabalho como para Rudolf Laban a dança na educação possibilita ao aluno expor-se por seus próprios movimentos, ensinando e educando com vocabulário de movimento de cada um possui, contribuindo para o desenvolvimento emocional, físico e social do educando. 

Aprendizagem dos movimentos complexos das dança e de outros esportes faz com que cresçam mais conexões entre neurônios, aprimorando a memória; assim ficamos mais aptos a processar informações e aprender. (Ferreira 2005, p59)

A segunda pergunta feita a professora foi se a dança pode contribuir para melhor desenvolvimento de crianças com dificuldade motora, e, ou que se sente insegura diante de uma brincadeira de correr, subi, descer, pular entre outras. A professora respondeu que como a dança trabalha com o corpo ela proporciona varias possibilidades, permitindo que a criança use de sua criatividade para resolver algumas dificuldades de movimento que ela tem, dentro de uma atividade prazerosa e lúdica, então ela se faz importante para ajudar a criança se desenvolver diante desses desafios encontrado.  Com base na resposta da professora podemos comparar com o que o autor Alves (2008). Ele diz que o trabalho da dança com relação ao desenvolvimento psicomotor do aluno não deve ser dissociado do caráter educacional expressivo e artístico, mas é importante que as aulas sejam lúdicas e prazerosas para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com