TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classe Operaria Vai Ao Paraiso

Por:   •  24/3/2014  •  5.560 Palavras (23 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 23

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EAD

ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFA. JULIANA LEITE KIRCHNER

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EAD

ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TEORIA DA CONTABILIDADE

ATPS apresentado à Universidade Anhanguera EAD de autoria da Professora Juliana Leite Kirchner como exigência parcial da disciplina de Teoria da Contabilidade sob a orientação da Tutora a Distância/Presencial Silvana Machado.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

Etapa 1

Passo 1: O Objetivo da Contabilidade

Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação é o conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuário é a pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são: acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos, eintegrantes do mercado de capitais. Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica: deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).

Informação de natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física: complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes em uma empresa, número de funcionários de uma empresa,etc.).

Informação de natureza de produtividade: se refere a utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. A Contabilidade deve contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma, mas antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Passo 2: Redação

Na vida financeira pessoal e na de uma empresa existem algumas coisas em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Uma dessas semelhanças é o fluxo de caixa, pois programamos o mês no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Se nossos ganhos ultrapassam as nossas despesas, assim temos lucro e como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Também tem os investimentos, pois uma empresa e uma pessoa sempre tem sua visão no futuro. Uma pessoa fazinvestimentos imobiliários, aplicações bancárias ou investimentos não palpáveis, como faculdade, cursos e especializações.

As pessoas geralmente possuem uma só fonte de renda, mas já as empresas se munem de vários clientes, sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós Pessoas físicas, já para as Pessoas Jurídicas essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente.

As Despesas são outro ponto, tanto a empresa quanto a pessoa física possuem despesas básicas de energia elétrica, água, internet, telefonia, entre outros. Em geral a grande diferença são os fornecedores, é que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com