TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/2/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Curso: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Professor: LILIAN MACIEJESCKI

Nome do aluno:

Data: 23/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

As questões relativas ao valor do trabalho são uma constante em nossa cultura. De acordo com G. Friedmann (KANAANE, 2007 apud BITTENCOURT, 2013, p. 15), o trabalho assume diferentes facetas, variando desde:

• o aspecto técnico – implica questões referentes ao lugar de trabalho e adaptação fisiológica e sociológica do trabalhador;

• o aspecto fisiológico – o grau de adaptação entre homem e lugar de trabalho- meio físico - e o problema da fadiga;

• o aspecto moral – pois se trata de atividade social humana, considerando especialmente as aptidões, as motivações, o grau de consciência, as satisfações e a relação íntima entre atividade de trabalho e personalidade;

• o aspecto social – as questões específicas do ambiente de trabalho e os fatores externos;

• os aspectos econômicos - o fator de produção de riqueza.

O documentário “Carne e osso”, com direção de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, problematiza a situação de trabalho em um tipo de organização, mais especificamente, em frigoríficos no Brasil, mostrando a dura rotina de quem lá trabalha, evidenciando os danos físicos e psicológicos nesse ambiente de trabalho.

Para resolver a presente Avaliação, assista a esse documentário. Você pode acessá-lo por meio do link indicado a seguir.

Ficha Técnica

rTítulo: Carne e osso - documentário

Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros

Tempo: 53’

Link: http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-documentario/v/carne-e-osso-mostra-a-dura-rotina-de-quem-trabalha-em-frigorificos-no-brasil/2557412/

Diante do exposto em nossos estudos e no documentário “Carne e osso”, responda às questões que seguem. Você poderá responder a cada questão separadamente, ou, se preferir, elaborar um texto único contemplando os aspectos solicitados em cada item.

a) Liste as principais queixas manifestadas pelos trabalhadores e respectivas medidas adotadas pelas empresas. (1,0 ponto)

b) Identifique os direitos infringidos dos trabalhadores entrevistados. (1,5 pontos)

c) Analise a qualidade de vida presente nesse ambiente de trabalho, mediante os quesitos apontados na disciplina. (2,5 pontos)

d) Caracterize o trabalho nas organizações abordadas pelo documentário, mediante os aspectos elencados por Friedmann. (2,5 pontos)

e) Indique possíveis estratégias a serem adotadas pelo gestor de pessoas, frente aos problemas abordados pelo documentário. (2,5 pontos)

Resposta:

Percebe-se no documentario que grande parte das queixas dos colaboradores são devidos aos movimentos repetitivos de cada função alem do mais também a exaustão por uma jornada de trabalho cansativa e “rápida”, em um minuto os trabalhadores rendiam o dobro ou até o triplo do que é permitido por lei para “dar conta” da produção que a empresa necessitava. Também existe queixas referentes a convivência social dentro da empresa onde alguns colaboradores relatam que a pressão era muito estressante pois não se podia nem conversar com os colegas trabalham, não podiam “perder” tempo indo ao banheiro para realizar suas necessidades fisiológicas, como podemos observar em nossos estudos é necessário a vida em grupo social.

Em algumas empresas contata-se que se preocupam com a saúde de seus funcionários disponibilizando atendimento medico e especializado e também realizando terapias e ginástica laboral o que cai gradativamente os riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com