TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deveres do Assistente Social Diante Código Ética e do Meio Ambiente

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO: PINDAMONHANGABA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Leitura e Produção de Texto

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tecnologia da Informação e da Comunicação

NOME DO ACADÊMICO (A): MARCIA APARECIDA DA SILVA RUFINO

RA: 8378842586

TUTORA EaD: DÉBORA GERALDI

PINDAMONHANGABA

2014

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................3

Justificativa.........................................................................................................4

Continuação justificativa....................................................................................5

Objetivos...............................................................................................................6

Resultados esperados.........................................................................................7

Referências...........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Analisando o trabalho do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que é uma unidade estatal pública que trabalha em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, e atendimento as famílias.

Há uma lacuna quanto a disponibilidade de recursos informacionais digitais para as ações do CRAS, e para atender a grande lista de dados e dar respostas as demandas é preciso uma otimização das rotinas administrativas e burocráticas, qualificação dos profissionais formando uma comunidade ativa de usuários e dar suporte ao trabalho social com famílias.

Como sugere um dos princípios éticos para os trabalhadores da Assistência Social da NOB-RH/SUAS (2011) (Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social)

Contribuição para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados (pag. 25); A eficiência, portanto esta relacionada à escolha e ao uso dos melhores meios para alcançar os diretos dos usuários do SUAS (pag. 89)

Para gerar informações para ações do PAIF ( proteção e atendimento integral a família) junto ao CRAS sugere-se programas computacionais simples, como Excel (Microsoft) ou Calc open office) e com a utilização dos Softwares livres que oferecem a liberdade de executar, copiar e distribuir, e a ampliação de acesso e controle social as informações manipuladas pelo CRAS, esta disponível para os sistemas Linux, Windows ou Macos este software é livre para ser utilizado pela equipe do CRAS e possui modelos de arquivos (planilhas, materiais publicitários, programas instaladores dos pacotes de escritórios open office e libre office podem ser adquiridos via internet ( http:/ pt.br.libreoffice.org) sugerindo que a Prefeitura Municipal fique responsável para  o envio de um técnico de informática para fazer apresentação do projeto e dar suporte.    

JUSTIFICATIVA

As mudanças no mercado de trabalho em decorrência das tecnologias da informação modificam e reconfiguram o processo de reprodução das forças de trabalho, e como uma avalanche engole aqueles que não se adaptam a essas mudanças.

Com relação ao Serviço Social, as tecnologias de informação apresentam-se como ferramentas que surgem para auxiliar os processos de trabalho do assistente social, seus efeitos podem proporcionar ganhos em termos de economia de tempo e recursos.

Muitos profissionais indicam a existência em seus locais de trabalho processos de informatização precárias em fase de implantação, evidenciando apenas tentativas ou intenções de incorporação aos recursos tecnológicos.

O envolvimento dos profissionais com o processo de aplicação dos recursos tecnológicos deve ser tratado como um fator de grande relevância, é importante identificar se os profissionais vêm tendo alguma participação ativa neste processo ou costumam ficar aguardando que outros sujeitos o definam e o conduzam.

Um dos principais fatores no processo de incorporações dos recursos tecnológicos ao trabalho do assistente social é referente a formação profissional, há uma ausência nessa área, seja no âmbito de graduação ou pós-graduação, e quando esse tema aparece apresenta-se de forma superficial e reduzida a oficinas, tópicos ou laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com