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Fichamento - Capitão James Cook

Por:   •  7/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

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Fichamento

Sahlins, Marshall. “Capitão James Cook ou o Deus Agonizante”. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990, pp.140-171.

I. “Uma cadeia de eventos que não mais poderia ser prevista nem mesmo impedida” (p. 140)

• Baía de Kealakekua (p. 140)

• Lono: “deus associado à reprodução humana e ao incremento natural que retorna anualmente às ilhas junto com as águas fertilizantes do inverno; ele também é o rei antigo em busca de sua noiva sagrada.” (p. 141)

• “A morte de Cook pelas mãos havaianas, apenas algumas semanas mais tarde, poderia ser descrita como a sequência ritual: a metáfora histórica de uma realidade mítica.” (p. 141)

• “A cada fase da transformação havia um tipo de oferenda correspondente: os signos materiais mutantes da trajetória de Cook através dos valores cósmicos.” (p. 142)

• “Mas quem exatamente cometeu o delito? Os textos históricos escritos entre aquele dia e cerca de cinquenta anos depois identificam entre oito a dez homens diferentes como ‘o homem que matou o capitão James Cook’, afirmação geralmente referente ao primeiro a atingi-lo com a adaga de ferro.” (p. 143)

• Evento: ação individual/representação coletiva

• “O evento era absolutamente único e, ao mesmo tempo, repetido anualmente.” (p. 143)

• “A verdade da tradição talvez esteja na relação metafórica de Cook com o sujeito real do canto de criação, pois Ka-‘I-i-mamao fora o último antecessor havaiano de Cook no papel de Lono: destituído de seu governo, de sua esposa e de sua vida por rivais políticos.” (p. 145)

II. “Nana i ke Kumu: Busque as origens” (p. 145)

• (p. 146) La’ila’i – irmã mais velha do deus homem e herdeira legítima da criação

Ki’i – o homem

Kane – deus

La’ila’i + Ki’i = descendentes dos deuses e dos homens

• “os homens às vezes (ou mesmo frequentemente) são compelidos a infligir uma derrota ao deus para garantir sua existência, através da apropriação do poder feminino – a terra que sustenta e nutre.” (p. 147)

• “todos os homens são parentes de todas as coisas por descendência comum.” (p.148)

• Os homens, assim, aproximam-se do divino, portanto, como uma mistura curiosa de submissão e orgulho, cujo objetivo final é transferir para si a vida que os deuses originalmente possuem e continuamente incorporam e que somente pode ser concedida por eles. Uma relação complexa entre súplicas e expropriação, sucessivamente trazendo o sagrado para o domínio humano e

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