TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao conceito de comunicação empresarial

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução ao conceito de Comunicação Empresarial

A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para criar e manter a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) e junto à opinião pública. Ela incorpora não apenas o aspecto meramente institucional (gestão, responsabilidade social, postura ética etc), mas também a divulgação de seus produtos, marcas e serviços.

Uma organização privada estará se empenhando tanto para comunicar a sua excelência em termos de gestão e de inserção na sociedade como para propagar os atributos dos produtos e serviços.

Por exemplo, a Natura busca associar a sua imagem à de defensora da biodiversidade, destaca-se como uma das empresas mais admiradas ou melhores para trabalhar, mas, fundamentalmente, vende produtos.

A Comunicação da Natura busca conciliar todos estes focos: mais ainda, integra-os para construir uma imagem de uma empresa moderna, bem administrada e que se compromete com a sociedade.

Ao afirmarmos que a Comunicação Empresarial está focada nos negócios da empresa, não significa que estamos apenas privilegiando os lucros e os resultados financeiros. Mais do que nunca, ela contribui para reforçar a ética empresarial, está comprometida com o exercício da cidadania e da responsabilidade social. A Comunicação Empresarial bem planejada e conduzida agrega valor às marcas, ajuda a vender produtos e serviços e representa uma vantagem competitiva para as organizações modernas.

1.1 Evolução da Comunicação Empresarial no Brasil

No Brasil, a Comunicação Organizacional passou por uma série de transformações nas últimas décadas. Nos anos 60, as ações eram fragmentadas e isoladas. Não existiam nas empresas, exceto em raras exceções, departamentos para gerenciar as publicações empresariais, a organização de eventos, a assessoria de imprensa, o marketing, a publicidade e as outras atividades da área. Não havia interesse e nem preocupação com os consumidores; não havia concorrência.

Nesta época, a conduta empresarial muitas vezes se assemelhava ao Regime Militar, portanto, sem muitas alternativas para a Comunicação Organizacional ser planejada de forma mais interativa com os públicos de interesse.

Registra-se neste período, no ano de 1967, a fundação em São Paulo, da Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas (ABERJE). Os fundadores da ABERJE eram na época os editores das publicações empresariais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com