TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Redes Sociais para a Aproximação de Pessoas

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 18

(Coord.) Enzo Franciscatto, Lucas Fernandes Dias, Victor Horcel Feliciano Silva

Comunicação virtual e relacionamentos humanos

O Uso das Redes Sociais para a aproximação de pessoas

SANTOS

MAIO 2019

RESUMO:

Este projeto de pesquisa, intitulado como “O uso das Redes Sociais para a aproximação de pessoas”, feito por nosso grupo, tem como proposta discutir e entender a opinião dos questionados sobre o papel da internet e mídias sociais na formação de vínculos de amizade ou amorosos, bem como estabelecer uma conclusão geral a partir das respostas oferecidas pelos entrevistados. O método de pesquisa utilizado para formalizar as conclusões que aqui serão comentadas foi um levantamento popular, onde as entrevistas foram feitas no período de uma semana, com vinte indivíduos escolhidos em caráter aleatório, que responderam sete perguntas-chave, além de perguntas mais triviais durante a conversa, para que pudéssemos determinar seus pontos de vista a respeito do tema escolhido. As perguntas estão ligadas a situações cotidianas, sobre a forma como as pessoas se comunicam nas redes sociais, como as usam para fazer amigos e a importância que veem na inserção da sociedade ao mundo digital.  No decorrer do documento, não foram aqui reveladas informações pessoais dos participantes citando seus nomes, com o intuito de preservar sua privacidade.

Palavras-chave: Redes Sociais, Tecnologia, Sociologia, Amizade, Aproximação

ABSTRACT:

This research project, titled as “The use of Social Media in the approach of people”, done by our group, seeks to discuss and understand the opinion of the questioned people about the role of internet and social medias in the making of friendships or relationships, along with formalizing a general conclusion from the answers given by the participants. The research method we used to draw the conclusions that will be presented here was a popular poll, in which interviews were made in the period of a week, with twenty randomly chosen individuals, who answered seven key-questions, as well as light conversation questions, for us to determine their point of view around the chosen theme. The questions are related to daily situations, about the way that people communicate in social media, how they use it to make friends and the importance they see on the insertion of society on the digital world. During this document, no personal information of the interviewed was here revealed mentioning their names, in order to preserve their privacy.[pic 1]

Sumário

  1. Introdução…………………………………………………………………Pág. 05
  2. Quantidade de redes sociais dos entrevistados e seu uso…………………Pág. 06
  3. A utilização das redes sociais na formação de amizades………………….Pág. 07
  4. As amizades conquistadas e a veracidade da relação……………………..Pág. 08
  5. Os relacionamentos amorosos virtuais…………………………………....Pág. 10
  6. A opinião final dos entrevistados sobre o uso das redes sociais………….Pág. 12
  7. Considerações finais………………………………………………………Pág. 14
  8. Referências………………………………………………………………..Pág. 16

  1. Introdução

Nos dias atuais das sociedades modernas, é quase impossível encontrar alguém que não possua nenhuma rede social, ou que não tenha nem ao mesmo realizado qualquer contato com esse tipo de tecnologia. A evolução dos meios de comunicação e a explosão da era digital nas vidas de bilhões de indivíduos proporcionou um fenômeno único, onde o contato entre as distâncias passou a ser uma prática tão simples quanto uma conversa com uma pessoa que esteja a poucos metros de longitude. Conversas de telefone antes difíceis e interrompidas por falhas de sinal agora seriam muito mais práticas, limpas. E não apenas as mídias facilitaram a comunicação, como proporcionaram a criação de novos laços: os chamados amigos virtuais.

Com a facilidade de acesso e contato aos povos de outras regiões do globo, muitos indivíduos que antes se sentiam isolados ou esquecidos pela sociedade na qual viviam viram nos celulares e computadores uma oportunidade de finalmente serem ouvidos, acolhidos e criarem laços de afeto (sejam esses laços de amizade ou de amor). Essa oportunidade era o uso das redes sociais. Espaços de comunicação abertos e totalmente personalizáveis com a identidade dos usuários. Um local de liberdade de expressão. Tantas novidades fizeram com que um número absurdo de pessoas entrasse de cabeça nessa nova realidade. É possível dizer que até mesmo os integrantes desse grupo de trabalho foram diretamente afetados pelo desejo de “ser social”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com