TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1ª Etapa ATPS De Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: 1ª Etapa ATPS De Teoria Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do texto Objetivo da Contabilidade

A respeito das informações deste texto trata-se de uma reflexão do que seria contabilidade, onde também é exposto a sua importância em uma empresa, ou seja, a contabilidade visa esclarecer através de demonstrações e analises a situação de uma entidade seja ela física econômica, financeira e até mesmo a produtividade de seus usuários. A contabilidade demonstra sua importância na hora de contribuir na tomada de grandes e pequenas decisões, também auxilia a conhecermos a rentabilidade e as limitações de uma empresa.

A contabilidade não fornece informações de uma forma dispersa e também não atende solicitações imediatas, mas faz de uma forma bem estruturada com um planejamento contábil amplo. A contabilidade atende pessoas jurídicas ou físicas que queiram avaliar a situação e evolução de uma entidade dentre este usuários estão acionistas, credores, administradores, integrantes de mercados etc. Quanto às finalidades é uma ciência social, pois permite conhecer a rentabilidade e o progresso e ajudam na tomada de decisões. Torna-se quantitativa por ser representado pela equação patrimonial ativo = passivo + patrimônio liquido. A contabilidade é essencial para as entidades e se torna uma ferramenta primordial para os assuntos financeiros econômicos e produtivos de uma entidade.

A semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa

A semelhança da vida financeira pessoal pode citar alguma situação com fluxo de caixa, pois podemos programar o que recebemos de salário e as contas a pagar, para manter o controle de sua vida financeira. Uma vez que nossos ganhos sejam maiores que as despesas para agente obter lucros e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido.

Obtendo lucros podemos fazer investimentos, pois uma empresa tem uma visão do futuro. Os investimentos para uma pessoa seja a casa própria ou um investimento em um imóvel, aplicações na bolsa e em estudos como faculdade, cursos ou especialização.

As receitas há muita diferencia de uma pessoa para uma empresa. Que pode semelhar geralmente é uma fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles as outras empresas ou consumidores finais.

As entradas se dão em duas vezes ao mês para pessoas e para empresas essas entradas se dão as varias formas como acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. As despesas são outros pontos em comum de pessoa e empresa que são despesas básicas como água, energia elétrica, internet, telefonia e às vezes o aluguel. Em outras despesas que empresa e as pessoas têm em comum são com supermercado, compra de uniforme e para as pessoas comum são compras de roupas para o uso do dia a dia, que são fatores importantes para podemos produzir. Enquanto as pessoas precisam está vestidas e alimentadas para ter uma vida bem sucedida e as empresas necessitam de matéria prima para gerar produtos para obter os lucros.

Os impostos, não só assemelham como um se complementa ao outro, enquanto as receitas e as despesas podem ser divergentes e ser de várias fontes também, os impostos sempre são pagos para a união, estados e munícipio.

As empresas e as pessoas se semelham em muita coisa e muitas empresas se semelham em sua família para estar dirigindo sua empresa e as empresas são pessoas jurídicas, mas, obtém o seus lucros como pessoas físicas.

Entrevistado: Mario Lúcio Viêgas

Empresa: Moura Tavares Figueiredo Moreira e Campos Advogados

Cargo: Gerente administrativo e financeiro

1. Desde quando a figura de um contador ou contabilidade se fez necessário para a sua empresa?

A partir do momento que a empresa ia crescendo e eu e a minha equipe não conseguimos mais ter o domínio das tarefas como à estruturação contábil, ao planejamento fiscal financeiro e aos relatórios de retorno do capital investido que era essencial para a empresa.

2. Quais os benefícios que esse serviço trouxe para a empresa?

O fim de praticamente todas as reclamações quanto à carga tributária e as exigências de declarações pela Receita que a equipe já não mais conseguia controlar com o crescimento da empresa e abertura de filiais em estados diferentes e liberando o funcionário do administrativo que se dedica mais ao setor administrativo.

3. A Moura Tavares planeja ter um contador ou uma repartição contábil dentro das dependências da empresa?

Por enquanto não. Pois a nossa infraestrutura hoje não comporta mais um departamento, até mesmo porque a terceirização nos atende no momento.

4. Cite um caso que só pode ocorrer depois da chegada do contador a empresa.

O fim da falta de capital de giro, que acabava fazendo com que a empresa ficasse sem dinheiro para manter os custos e remunerar melhor os funcionários. Com a chegada do contabilista foi possível facilitar o planejamento, fazendo uma previsão dos custos, encargos financeiros e tributários e montar indicadores regulares para realizar o diagnóstico da empresa, podendo assim sanar as necessidade e dar inicio a abertura da primeira filial da empresa na cidade de São Paulo.

5. Quais os serviços que um contador presta atualmente para a Moura Tavares.

Vou citar alguns que eu me lembro agora como: desenvolvimento dados estatísticos diversos; Indicadores de produtividade; desenvolvimento tecnológico; expectativas com relação ao futuro; planilha de dados do orçamento de capital; assessoria nos projetos de expansão; e pesquisas sobre desempenho em relação aos concorrentes.

Análise do artigo: Uma análise do ensino da Teoria da Contabilidade

A Contabilidade como todas as ciências, vem todas de conceitos que geram dúvidas devido aos vários modos de interpretações. Nomenclaturas que aparentemente são sinônimos, ao traduzi-las corretamente podemos perceber que são bem diferentes. É de vital importância que esses conceitos sejam bem definidos, para que não haja nenhum equívoco ao mensurar um resultado. Decisões financeiras bem fundamentais e assertivas só podem ser desenvolvidas com o conhecimento dos valores econômicos. Ativo, passivo, perdas, ganhos despesas, receitas, goodwill. São esses os temas mais abordados na Ciência Contábil. Essa complicação de interpretação dos conceitos contábeis advém de um corpo docente um pouco despreparado. O índice de mestre e doutores lecionando é muito pouco em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com