TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE ORIENTADA: RESENHA

Por:   •  26/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

POLO DE BREJO-MA / LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DISCIPLINA: DIDATICA

DOCENTE: LUCIA HOLANDA

DISCENTE:JOSÉ CALDAS BASTOS FILHO

                                                                 ATIVIDADE ORIENTADA: RESENHA

 

                                                       08.06.2019

                                                        REJO-MA

Resenha:

A didática tem uma proposta de educar o homem, é uma ciência que oferece possibilidades para melhorar a forma de viver do homem. A partir dessa linha de raciocínio temos que refletir sobre o que é o homem e o seu modo de viver.

O Homem é um ser que busca viver, que sempre busca a felicidade, trabalhando de uma forma árdua, com muito esforço e chegando a sofrer para alcançar os seus objetivos, sempre buscando viver a vida de uma forma plena, pois a vida é uma conquista ilimitada, porem repleta de aflição, o homem vive, mas com angustia da esperança, da fé e do amor, e se torna cada vez mais humano à medida que vai ganhando consciência da existência.

Com toda essa angustia do viver, pode se afirmar que o maior objetivo do ser humano é vencer a dor e as dificuldades que o impede de se realizar existencialmente, com a ajuda da didática o homem procura superar e descobrir o que é substancial para ‘’viver’’, sempre procurando vencer as barreiras que aparecem ao logo da vida.

Aprender a viver, é um grande desafio nas escolas, pois se gera vários questionamentos, o educador precisa se questionar como e ate onde contribui com a educação na vida dos discentes, não apenas com conteúdos e os preparando para o futuro, gerando profissionais, mas também como contribui para que eles ‘’vivam’’ a vida de uma forma alegre, com amor e muita felicidade. O professor precisa saber fundir os conhecimentos que são adquiridos com a felicidade.

A didática se questiona muito sobre o homem, surgindo assim vários questionamentos sobre a educação, da forma de ensinar e de como educar, por isso o professor precisa ter conhecimentos teóricos para saber como educar, e claro que alem de transmitir para o aluno os conteúdos o professor precisa ensinar os alunos de como agir e viver em sociedade, isso acontece culturalmente, pois o homem não nasce consigo com todos os hábitos e costumes sociais.

Não devemos pensar que a educação seja um processo em que o mais velho passa para o mais novo os conteúdos. Educação é um ato de aprendizagem, tanto do professor, como do aluno, os dois aprendem um com o outro, e o educador tem que fazer com que o aluno, tenha consciência crítica, e tenha seus próprios pensamentos, para que o aluno busque desenvolver e adaptar os conhecimentos de acordo com sua realidade. Conclui-se assim que a educação não é um mero ato de transmissão de conhecimentos, mas uma adaptação dos conhecimentos do professor para o aluno, em que o aluno molda o conhecimento de acordo com a sua realidade.

Através da educação que o homem encontra meios para viver, fugindo assim de circunstancias da realidade social, cultural e econômica, e por meio da educação que o ser humano se realiza de uma forma pessoal, se tornando um ser critico, para encarar a vida. O mais interessante que o homem é ao mesmo tempo o transmissor e o receptor, ou seja, o homem não é apenas o objeto educativo como também é o responsável pelo processo educacional.

O ser humano é um ser pensante, um ser racional, algo que o difere de todas as outras espécies, o homem é a única espécie capaz de ser racional, ou seja, é um ser pensante. O trabalho da educação esta ligado em tornar esse ser pensante em critico, para que ele não apenas aceite sem questionar os problemas da vida, pois viver a vida só aceitando e obedecendo aos obstáculos da vida, sem questionar, torna o ser humano um ser manipulado por uma educação que não o ensinou a pensar e criticar. “Quando o homem não busca o sentido de uma determinada situação, a vida se torna sem sentido, ele apenas vive, e esquece de que precisa ser”, então sua vida perde todo sentido, o homem precisa sempre buscar o sentido da vida, questionando e assim aprendendo, esse é o real significado de ser humano.

Já é de natureza humana o questionamento sobre a existência, a educação tem como papel direcionar o homem a sempre a pensar e a questionar através de um processo libertador, critico e questionador. Dessa forma o homem aprende a pensar livremente.

Um dos objetivos da educação consiste em transformar a pessoa em um ser consciente, livre, responsável, e autentica com a vida e consigo mesmo, a educação deve planejar o homem como pessoa, para que o mesmo promova a felicidade, a paz, o amor e que ajude o mundo a ser melhor, contribuindo assim para a formação do homem como pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com