TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Portfólio: Resenha do artigo

Por:   •  22/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Claretiano

Centro Universitário Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado

Tutor/Prof.ª Glaucia Costa Degan

Aluno: João Carlos Tomacheski Jr Torquato

Atividade Portfólio: Resenha do artigo; Atividades assistências e administrativas do enfermeiro na clínica médico – cirúrgico.

        A assistência de enfermagem tem como objetivo promover, manter e recuperar a saúde de seus clientes, sejam eles pacientes, a família ou a comunidade. Tendo a ideia de cuidado que está implícita na enfermagem, uma vez que a assistência está representada por atividades que devem ser prestadas com qualidade e um bom profissional não só pelo ético e humanístico mais também como ponto de vista técnico-cientifico.

         O profissional enfermeiro deverá ter conhecimento experiencia para que possa pautar metas para seu trabalho e avaliar qualidades de resultados para desenvolver um trabalho de qualidade, valorizando as qualidades das pessoas e a atenção e conhecimentos técnico-cientifico da equipe.

        As competências do profissional enfermeiro estão relacionadas com a administração, tomadas de decisão, lideranças e administrativas e dentre outras administrações que se destacam planejamentos, organizações, coordenação, direção e controle de serviços de saúde. A liderança deve ser composta de responsabilidade, empatia, conhecimento para tomadas de decisões, comunicação efetiva e eficaz.

        O enfermeiro líder influência as ações de outros para o estabelecimento e para alcance de seus objetivos. Deve – se definir e planejar a assistência de enfermagem em ambiente interativo, para que o enfermeiro exerça liderança precisa dominar e consolidar os serviços de princípios e suas técnicas de administração que envolve as prestações dos cuidados de enfermagem.

De acordo com a lei nº 7.498/86 que regulamentada para exercício profissional do conselho régio de enfermagem (COREN) o enfermeiro exerce atividades de direção de órgãos de enfermagem, líder de unidade enfermagem, organizações dos serviços e suas atividades técnicas e auxiliares. O planejamentos e organização, implantação e a avalição da assistência a enfermagem, oferecer cuidados diretos de enfermagem a paciente em estado critico para cuidados que necessitam conhecimento para uma tomada de decisões imediatas.

        Supervisão e assistência deve andar juntas para desenvolver uma identidade profissional para o oferecimento de assistência de enfermagem de qualidade ao paciente.

         Para a necessidade de conhecer as atividades de enfermagem no contexto das administrativas e executada pelo enfermeiro foi desenvolvido uma pesquisa para que fosse levantadas as principais funções assistências e administrativas desenvolvidas pelo profissional enfermeiro .Para que o estudo fosse feito as autoras desenvolveram um questionário e distribuído em um hospital de grande porte a 40 profissionais enfermeiros de clinica cirúrgica  para que eles possam responder as questões e depois serem analisadas e obtiverem o resultado que confirmem as situações mais prazerosas e menos prazerosas.

Os dados obtidos foram tratados estatisticamente e apresentados em números absolutos e percentuais.

Os questionários também continham questões que envolvia a idade do profissional o resultado obteve que o entrevistado tinha uma faixa etária de 25 a 35 anos e 92% eram do sexo feminino.

Quanto a relação de tempo de formação acadêmica dos participantes da pesquisa cerca de 31 profissionais possuíam 1 a 10 anos de formação e os demais 5 a 10anos pois se tratou de adultos jovens nos mercados de trabalho.

Quanto a atuação na clínica – médico cirúrgico a maioria dos entrevistados trabalhava a mais de 10 anos na área.

Considerando as competências do enfermeiro na clínica – cirúrgica e tendo com meta para que fosse alcançado o objetivo da pesquisa nas administrativas e assistências de enfermagem suas atividades mais realizadas segundo relato dos próprios que atuavam na unidade.

Quanto a segundo objetivo sendo as atividades mais e menos prazerosas realizadas pelo enfermeiro segundo a sua própria opinião.

Na analise as autoras tiveram o resultado que os profissionais enfermeiros, suas atividades assistências foram as mais realizadas e a mais prazerosas em relação às atividades administrativas.

Atividades administrativas mais realizadas em relação a eles a passagem de plantão são a única que todos responderam realizar diariamente. Seguida por escala de plantão e de tarefas diárias de funcionários e o gerenciamento de exames.

A minoria que realização a as atividades administrativas menos realizadas foram escala de férias, avaliação de funcionários, previsão e reposição de matérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com