TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUALIDADE MIDIÁTICA EM UM NOVO CONTEXTO COMO MEIO SOCIAL TRANSFORMADOR

Por:   •  8/8/2020  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

A atualidade midiática em um novo contexto como meio social transformador.

Bem-vindo ao século XXI, mais precisamente a 2020, onde nossa a informação exerce cada vez mais influência na vida de cada um de nós em sociedade. Mas nem sempre foi desta forma.

Para começarmos esta história, deveríamos retornar a tempos remotos onde não havia se quer um rádio, ou mesmo jornal, na veiculação de informações ao público, no entanto o tema nos impele que sejamos objetivos, e neste caso sejamos contemporâneos.

Na história de nossa nação, a reflexão de alguns marcos se faz necessário para que possamos estabelecer uma livre retórica fundamental em nossos dias atuais

E um destes marcos foi a década de 60 no século passado que, devido há existência de uma situação sócio-política e econômica do país, pairamos no tempo e na liberdade de expressão em todos os sentidos por mais de 20 anos.

Após esta triste realidade, com a globalização dos países e com advento de novas tecnologias (estes outros marcos históricos também), além dos meios conhecidos de comunicação(rádio, jornal, tv e outros), passamos a dispor de novas possibilidades que vieram emergindo desde meados da década de 90, com a internet e popularização, aqui no Brasil, de aparelhos que viabilizaram o acesso à web.

Logo, sites de notícias nacionais e internacionais, além de sites de entretenimento e outros ramos da comunicação, começaram a se tornar mais conhecidos e se expandir de forma exponencial, agregando valores, interesse, conteúdos e inovação em todos os sentidos.

E com isso, não demorou a surgirem empresas e incorporações gigantes com inúmeros serviços. Como exemplo, destas, as redes sociais foram e ainda são grandes detentoras de um grande público, com uma enorme audiência diariamente gerenciada em todo mundo.

Essas redes sociais, segundo citação do site TechTudo, de acordo com estudo feito pela agência We Are Social, o Brasil tem 140 milhões de usuários da web, ou seja 66% da população, sendo que 61% dos internautas, acessam as redes sociais via dispositivo móvel (celular ou tablet) e a maioria deste público, tem entre 25 a 34 anos, seguido por outra faixa etária em maior quantidade tem de 18 a 24 anos.

É notório que hoje existe uma realidade crescente, do papel da informação na vida dos brasileiros e brasileiras, passa a ser parte integrante da construção do senso crítico, social e político, principalmente daqueles que são mais jovens e estão em formação de seus valores humanísticos em uma perspectiva de um mundo diverso e da diversidade, onde todos devem exercer seu papel como cidadão do mundo e no mundo.

A mídia tem um papel nesta construção, principalmente junto aos jovens, observando onde estes se encontram (como é por exemplo o caso das redes sociais), por meio de experiências relevantes de conteúdos, seja de vídeos, áudios ou textos, contextualizados em produtos e serviços inovadores, voltados ao consumidor final, para representação destes valores como meio transformador da realidade em que vivemos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com