TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aldeia Indígena

Por:   •  18/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.288 Palavras (14 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 14

O PROJETO 1 – Aldeia Anapiwi

IDENTIFICAÇÃO

Título do Projeto: Projeto sustentável de saneamento: Preservando a saúde e a cultura

Local da realização do projeto:

País: Brasil  

Estado: Pará

Município: Altamira  

Bairro: Terra Indígena Xipaya

  1. Ambiente: Urbano: (  )      Ambiente Rural: (  X )    Não se aplica (   )

  1. Abrangência de Projeto:  ( X ) Local/Território, (  ) Regional, (  ) Nacional
  1. Projeto em território:

(  X ) Indígena

(  ) Quilombola

(  ) Reserva extrativista

  1. Projeto em aldeia indígena? Qual etnia?  Sim. Xipaya.

             

  1. Projeto em Terra indígena? Nome da aldeia e da Terra indígena? Sim. Aldeia Anapiwi.

  1. A organização proponente faz parte do território onde o projeto será desenvolvido?

 Sim (  X )  Não (   )

  1. A partir do seu conhecimento do território e do trabalho da sua organização, faça uma breve descrição da região e do contexto atual onde será desenvolvido o projeto, considerando questões ambientais e sociais (Até 15 linhas).

A organização, dentro do contexto atual, concentra-se em apoiar a comunidade indígena Xipaya, especialmente na Terra Indígena Xipaya e áreas adjacentes. O objetivo é garantir a preservação da cultura, bem-estar e autonomia desta comunidade, enfrentando desafios como o saneamento básico, acesso à saúde e fortalecimento da identidade cultural. Isso inclui iniciativas para melhorar as condições de vida nas aldeias, como o desenvolvimento de estratégias de saneamento, acesso à saúde e educação, preservação da cultura e apoio ao sustento por meio da valorização de práticas agrícolas tradicionais.

Com base nas informações disponíveis, o trabalho da organização poderia concentrar-se em programas de saneamento para garantir o acesso à água potável, instalações sanitárias adequadas e educação sobre higiene. Além disso, programas de saúde preventivos, fortalecimento da educação e preservação da cultura são elementos essenciais para a organização. A ideia é apoiar essas comunidades de modo a fortalecer sua identidade, promover o acesso a recursos básicos e, ao mesmo tempo, preservar suas tradições e costumes.

  1. Você considera que sua região / território esteja sofrendo os efeitos das mudanças climáticas?

Sim.

  1. Parte superior do formulário

  1. Se sim, qual o principal motivo para que estejam acontecendo alterações no clima na sua região e, quais os efeitos que já podem ser sentidos? Quais as consequências destes efeitos?

Na região da Terra Indígena Xipaya, as mudanças climáticas representam uma ameaça crescente para a comunidade local. Apesar de ser uma área específica para uma floresta tropical com estações distintas de chuva e seca, os padrões climáticos estão se alterando. As variações observadas, como períodos de seca mais intensos e, por vezes, chuvas extremas, representam um desafio para a subsistência e o modo de vida dos Xipaya.

A estação seca, que historicamente era de pequena duração, está se prolongando e intensificando, trazendo um declínio significativo na quantidade de chuvas. Essa redução, especialmente abaixo dos 60 mm durante o mês seco, está afetando a disponibilidade de recursos hídricos essenciais para a comunidade. A umidade, vital para a vegetação exuberante da floresta, está sendo comprometida, afetando não apenas a flora, mas também a fauna, essencial para a subsistência e a cultura dos Xipaya.

Além disso, as temperaturas, historicamente negativas em torno de 25º, estão experimentando flutuações, levando a condições climáticas menos previsíveis e, por vezes, extremas. Isso impacta diretamente as práticas agrícolas e a disponibilidade de alimentos, essenciais para a comunidade.

Diante dessas mudanças, a comunidade Xipaya está enfrentando novos desafios para preservar seu modo de vida tradicional. A escassez de recursos hídricos, variações na vegetação e na fauna, e a imprevisibilidade exclusiva, desligue estratégias adaptativas urgentes para garantir a segurança alimentar, o acesso à água potável e a preservação de sua cultura ancestral. Uma resposta a esses desafios requer esforços colaborativos e sustentáveis ​​que combinem conhecimentos tradicionais com soluções inovadoras para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

  1. Existem conflitos, tensão e violência no seu território que impactam diretamente a sua comunidade? Faça um breve resumo da situação e dos principais riscos da região.

A região que abriga a comunidade Xipaya enfrenta uma série de desafios e riscos que afetam diretamente sua comunidade. A história do território revela um processo de perda gradual da terra dos indígenas, conforme o bairro se expandia e se tornava parte integrante da cidade de Altamira. Esta integração resultou em mudanças significativas na dinâmica social e econômica da região.

Um dos principais riscos é a perda contínua do território indígena, o que impacta a identidade cultural e a subsistência da comunidade Xipaya. A expansão urbana e a integração do bairro à cidade levaram a uma dinâmica de ocupação por grupos diversos, muitos dos quais não são originários da comunidade indígena. Isso gerou conflito e conflitos, especialmente no que diz respeito à preservação dos valores, práticas e território tradicional dos Xipaya.

Além disso, a história do bairro, marcada por atividades como a venda de peles de animais selvagens e um contexto de festas, bordéis e agitações, aponta para um ambiente onde a violência e a exploração poderiam ser mais prevalentes. Isso gera um ambiente exposto a conflitos e tensões, especialmente para uma comunidade que historicamente viu a perda de território e a marginalização de sua cultura.

A situação é agravada pela vulnerabilidade social dos Xipaya, especialmente das mulheres, que muitas vezes acabam em ocupações precárias, como empregadas domésticas ou em atividades que não refletem sua herança cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com