TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologias do Reggae

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Docência: Emmanuel Junior

Antropologia Cultural e Social do Reggae em São Luís

Adentrando a Ilha do Amor e Jamaica brasileira

São Luís

2022

Por Francisco Jonnatans Sousa Silva

Isabela Silva dos Santos

Lívia Nice Petrus Fonseca de Almeida

Paulo Henrique Gomes dos Santos

Samuel

Nesse escrito o leitor verá sobre o reggae em São Luís do Maranhão. O porquê de nossa cidade carregar como seus codinomes “Ilha do amor” e “Jamaica brasileira”, assim como também de forma breve sobre sua origem, evolução e sua importância social e econômica.

Teve-se como caminho percorrido para entender essa história as visitas de campo ao Museu do reggae do Maranhão e o bar de reggae Forquilha roots. O presente trabalho conta com um compilado de bandas regueiras do Brasil, suas influências e uma lista de locais onde nós, maranhenses e visitantes podemos saber e sentir um pouco dessa história e aproveitar o melhor do reggae da cidade.

Antes de começarmos, quando falamos de reggae, é comum termos uma ideia muito vaga sobre o que realmente é.

O substantivo masculino é a Música popular jamaicana, que é caracterizada por um ritmo binário sincopado, uma dança cantada. Diz-se de, ou cada uma das composições desse gênero musical. Dança que acompanha essa música, também muito conhecido por um de seus estilos, o rasta.

O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento para baixo, e o "gae", o movimento para cima. Criado a partir dos gêneros ska e rocksteady. Mesmo que muitas das vezes ele seja usado num sentido genérico para referir-se à maioria dos tipos de música jamaicana.

As letras das músicas de reggae falam muito de amor, mas também em muitas de suas letras vemos e ouvimos falar de questões sociais, principalmente dos originários jamaicanos, além de destacar sobre assuntos religiosos e problemas típicos de países e regiões mais pobres.

 

O reggae recebeu, nas suas origens, uma grande e forte influência do movimento conhecido como rastafári, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e assim superar suas situações através do engajamento político e espiritual.

Sobre a Evolução do Reggae

O reggae como conhecemos é um gênero musical criado na Jamaica no fim da década de 1960, tendo início com os gêneros ska e rocksteady. Embora por várias vezes seja usado em um sentido meio genérico e de forma a generalizar para se referir à maioria dos tipos de música jamaicana. No Brasil, é um ritmo predominante aqui, em nosso estado, no Maranhão.

Um movimento que passa pelos dos direitos dos negros, pela libertação da Jamaica e também chega a discussão da importância da religião Rastafári. O reggae tem como data de comemoração no dia 11 de maio.  A data foi escolhida em especial para fazer homenagem a Bob Marley, principal difusor do gênero e nome mais famoso da história do reggae.

O estilo normalmente é um estilo mais lento que o ska e o rocksteady, e seus compassos geralmente são acentuados na segunda e na quarta batida, tendo a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou também para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa chamada "terceira batida". A velocidade e o uso de do ritmo são complexas, o que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.

Na década dos 1950, começaram a surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Bob Andy, Delroy Wilson e Johnny Osbourne, e algumas bandas como a The Wailers, Ethiopians e Skatalites. Nesta mesma época, grande parte das rádios da Jamaica, que eram de propriedade de pessoas brancas, se recusavam a tocar o reggae. Somente a partir da década de 70, que o reggae começa a tomar forma com grandes cantores que ganharam o mundo da música, como Jimmy Cliff e Bob Marley, que tornaram o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now do cantor Johnny Nash, assumiu o topo na “parada musical” de várias rádios na Inglaterra e também dos Estados Unidos.

Vários dos cantores e das bandas passaram a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (na década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fizeram músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave

Como o Reggae influencia o Brasil

Esse tão conhecido movimento tem como principal foco de temática crítica e social, que envolvem questões sobre desigualdade, preconceito, entre tantos outros, tais quais entram em acordo com o pensar e andam de mãos dadas com os movimentos chamados militantes. Hoje em dia, o gênero tem também outras visões, as quais não se restringem apenas à cultura Rastafari, se integram a ele temas como o amor, o sexo e seus assuntos pertinentes dele derivados.

O reggae nacional teve o início de sua força no país por volta dos anos 1970, sendo o ritmo musical mais predominante no Norte do Brasil, especialmente dentro do estado do Maranhão. Na capital, em São Luís, nessa mesma época, era muito comum a realização de festas ao som de reggae, com muito mais influência de artistas do mundo todo.

Já no ano de 1977, o cantor Gilberto Gil também se mostra interessado pelo ritmo quando gravou o disco “Refavela”, ele não mergulhou de cabeça, de forma inteira e completa, mas apresentou algumas das características do ritmo, como por exemplo, o baixo e a batida em algumas das suas faixas do seu disco então.

Nos anos 1980, que então o reggae começou a realmente estourar no Brasil, ao então consolidar-se em diversas bandas que fazem muito sucesso e fazem até hoje, como exemplo dessas, a banda “Cidade Negra” e a “Tribo de Jah”. No final da década de 1990 e no início dos 2000, surgiu a maioria dos grupos que mantêm o cenário atual, como Natiruts, Maskavo, Mato Seco e Maneva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (489.6 Kb)   docx (367.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com