TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Infantil

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com o contexto apresentado, acredito que a professora Mirtes poderia usar mais de sua criatividade para ir em busca dos próprios matérias, já que a escola não há possuí. Fazendo assim, ganharia o incentivo dos seus próprios alunos; Um dos exemplos simples poderia ser a coleta de garrafas pets para posteriormente confeccionar jogos interativos como: boliches, jogo de memória (tampas da garrafa), xadrez, etc.

           Acredita-se que os jogos e as brincadeiras é um dos recursos pedagógicos mais importantes para estudo e aprendizado na educação infantil, pois através destes recursos vamos ajudar os nossos alunos a vencer obstáculos ou dificuldades futuras por meio da criatividade, dinamismo e brincadeiras. Essas ferramentas metodológicas geram nas crianças o desenvolvimento autônomo da linguagem por meio do diálogo e socialização sendo livres para criar suas regras , com a observação e orientação do professor .

A problemática central é de afirmar as crianças em seu desenvolvimento e por isso é fundamental a atividade lúdica; As brincadeiras sistematizadas leva a construção do conhecimento.

   Dinello Raimundo p.29 “Expressão ludo criativa”.

É fundamental que o professor tenha um olhar crítico e atento capaz de observar o desenvolvimento do educando, ao mesmo tempo em que permite a interação continua de professor x aluno; Onde não só a disciplina entrará em vigor, mas também o aprendizado que gira em torno da criatividade e fantasias.

Um exemplo que trago aqui são em forma de “jogos simbólicos” nós revela possibilidades de expressão do educando através do seu “EU”; O que resulta em um maior desenvolvimento cognitivo, capacidade afetiva, psicomotora, social e moral.

O jogo com boliche, por exemplo, traz um significado importante à criança: seguindo as regras do jogo, por exemplo, no momento que a criança está com a bola em mãos (arremesso), ao lançar a bola em direção às garrafas que estarão todas em pé um do lado a outra , o aluno será estimulado a prestar atenção, além de desenvolver a capacidade matemática. Outro fator que não podemos esquecer é contribuição do exercício para o fortalecimento dos tônus muscular, coordenação motora e a noção de tempo e espaço.

Em fim esse é um dos exemplos simples de como podemos usar criatividade para trabalhar ao favor dos nossos alunos em sala de aula são esses tipos de jogos e como já dizia Albert Einstein “Criatividade é a inteligência se divertindo”. E acredito que essa é a verdadeira essência que precisa nascer na metodologia dos professores do nosso país “ A criatividade como fonte metodológica”. Pois se percebe que as grandes transformações teóricas e culturais observadas na sociedade e na educação desde algumas décadas produziram profundas alterações na percepção e no modo de atuar no mundo. Fatores esses que resultaram na constante intensificação do nosso dia a dia, levando-nos a refletir sobre nossos métodos de ensino.

Essa visão pode ser observada não só com alunos do ensino fundamental, mas também e principalmente com alunos do ensino médio. Sendo um dos fatos inter-relacionados nas discussões do Pacto do Ensino médio.

Investir em novas metodologias como esta, nos permite conduzir o Ensino a uma construção coletiva, integrada a novas propostas que contemplam ao mesmo tempo a diversidade em articulação com a formação científica e sócia histórica agregada à formação tecnológica, promovendo autonomia intelectual e ética mediante o domínio teórico-metodológico do conhecimento socialmente produzido e acumulado, de modo a preparar os jovens para a realidade individual e coletiva do país e do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com