TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sociologia

Por:   •  14/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

.”Quando o Padre Eterno lançou sua maldição sobre o pecado originário, seu brado ecoaria pela noite dos tempos: “Ganharás o pão com o suor de teu rosto”. As utopias do chamado mundo ocidental sempre se anunciaram como o fim dessa maldição. Quem haveria de imaginar que, se o Padre Eterno repetisse hoje o brado colérico, suas palavras seriam ouvidas como uma benção? Quem, até 20 anos atrás, poderia supor que as lutas de hoje seriam, como as de ontem, pela abolição do trabalho explorado, mas para sua manutenção? Quem imaginaria que o sonho da roca, fiando sozinho os fios e libertando os humanos da servidão do labor, iria tornar-se o inferno da vergonha, da desgraça e da perda de esperança na emancipação?”.(Marilena Chauí. Folha de São Paulo,12/07/1997).

 

A partir do texto acima e dos diversos textos e material indicado, disserte sobre as mudanças no mundo do trabalho na sociabilidade capitalista contemporânea e o processo de precarização do trabalho.

O trabalho que durante os períodos de ascensão das clássicas civilizações ocidentais e a Idade Média, era visto como uma condenação e sofrimento foi ressignificado com o surgimento do capitalismo.

O modelo capitalista refere-se um sistema econômico no qual o principal objetivo é obter o maior lucro possível, e justamente por conta dessa lógica produtivista implantada na sociedade, o trabalho passou a ser valorizado, quanto ao ócio passou a ser condenado e visto como sinônimo de vagabundagem, falta de ambição e desvirtuamento de caráter.

Nesse modelo existe um controle dos meios de produção que passam a ser propriedade privada daqueles que detém o maior capital isso faz com que as pessoas (que não detém desses meios) tenham de se sujeitar a vender sua força e mão-de-obra tornando-se assim uma espécie de “mercadoria” para que possam suprir as suas necessidades básicas em troca de um salário.

         No cenário contemporâneo podemos observar mudanças em relação à forma de trabalhar, se for feito um comparativo com o período das revoluções industriais, onde as condições de trabalho eram tão precárias e revoltosas que ocasionaram o surgimento dos sindicatos (associações de trabalhadores que lutam para defender seus interesses e direitos), o cenário atual apesar de já apresentar muitos dos resultados dessas lutas trabalhistas ainda prejudica muito o trabalhador.

        A flexibilização das jornadas de trabalho e remuneração flexível são alguns dos pontos que embora tragam suas vantagens muitas das vezes trazem também consigo falsa sensação de liberdade onde o trabalhador, acredita estar numa situação de maior conforto, que na realidade muitas vezes dá margem as empresas se ausentarem de suas reponsabilidades e tentar justificar condições precárias as quais sujeitam seus empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com