TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biblioteca no Contexto do Século XXI

Por:   •  16/9/2021  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

        A Biblioteca no contexto do século XXI

        As mudanças ocorridas no final do século XX constituem uma verdadeira revolução, onde um novo paradigma tecnológico se organiza em torno da tecnologia da informação, ou seja, estabelece-se uma nova era “A sociedade da informação” (CASTELLS, 1999).         Unificando as ideias de Castells (1999) e Targino (2010), entre os novos meios tecnológicos que surgiram, a internet é, sem dúvida, o mais revolucionário deles. Sua aplicação permite organizar, transformar e processar as informações em velocidade e capacidade cada vez maiores e com custos reduzidos. Portanto a informação está em toda parte, seu acesso se origina das redes eletrônicas de comunicação, de qualquer lugar e por qualquer individuo.

        Com o começo do século XXI, o intitulado século do futuro, diversas perguntas continuavam frequentes em relação às várias maneiras de disseminação do conhecimento. Com o desenvolvimento tecnológico e cientifico na área da informação, determinou a criação de vários formatos para a utilização das informações (SANTOS; PASSOS, 2016). Conforme Castells (1999), esse período foi de grande transformação tecnológica acelerada e sem precedentes, cuja característica foi uma revolução tecnológica que conectou o mundo através da tecnologia da informação.         Portanto, o desenvolvimento tecnológico crescendo em ritmo acelerado, faz surgir discussões no meio biblioteconômico por alguns autores sobre o futuro das bibliotecas e do profissional bibliotecário. Segundo Lancaster (1994), quase todos os autores afirmam que as inovações tecnológicas e outras mudanças, podem ser vistas como uma ameaça à biblioteca ou como uma oportunidade valiosa para a biblioteconomia tornar-se ainda mais importante para a sociedade.         Para Targino (2010), no contexto atual com a prevalência das tecnologias da informação, renasce uma antiga indagação: a sobrevivência das bibliotecas tradicionais no século XXI. Para o autor as bibliotecas são instituições sociais responsáveis em potencializar a utilidade social dos registros gráficos ou eletrônicos. E estão sujeitas a qualquer transformação que atravessa a sociedade como um todo. LANCASTER (1994), afirma que as inovações tecnológicas proporcionam o desaparecimento dos materiais impressos e o inicio da biblioteca virtual, com o acesso a distancia de textos na integra, a aplicação da inteligência artificial na automatização dos serviços de referência, catalogação descritiva e indexação. Discutindo desse modo as potencialidades e as limitações das principais tendências da biblioteconomia do futuro. De acordo com Santos; Passos (2016), o desenvolvimento acelerado da tecnologia ocasionou certa expectativa em torno da funcionalidade da biblioteca, até então detentoras da informação impressa, cogitando-se até a possibilidade de extinção dessas instituições do saber, devido à digitalização de documentos e a automação de diversos serviços oferecidos pelas bibliotecas.

        Com os grandes debates sobre o futuro das bibliotecas no contexto do século XXI e consequentemente dos bibliotecários, autores visualizam um futuro em que os documentos impressos existam paralelamente com os artefatos digitais.         A biblioteca tradicional conforme salientam Santos e Passos (2016), coexiste dentro do universo digital e virtual, tornando-se parte integrante dessa nova realidade. Pois o aparecimento de novas tecnologias não significa que as anteriores serão abolidas, a tecnologia da informação está dando um novo sentido às bibliotecas tradicionais, no sentido de tornar o conhecimento acessível a todos os usuários finais dessas unidades de informação.         Segundo Targino (2010), as inovações tecnológicas não se contrapõem as usadas na atualidade, mas a complementam. As bibliotecas virtuais avançam e avançarão ainda mais, o que não significa que as bibliotecas físicas não existirão mais. Elas persistirão sim, porque a diversificação de culturas de países e de povos é um fenômeno que persistirá. Conclui-se que, a versão tradicional da biblioteca está conseguindo acompanhar o grande avanço tecnológico com seus diversos recursos eletrônicos que nesse contexto a complementa. O desenvolvimento tecnológico da informação oferece um novo sentido à biblioteca tradicional, onde ela torna acessível o conhecimento à sociedade, integrando novas tecnologias a disposição de seu usuário. Assim sendo conforme Galdino et al (2011), a concepção que a biblioteca no futuro sumirá é inexistente, pois essa instituição sempre estará presente na sociedade, o que mudará serão as formalidades e a entrada das novas tecnologias. Pois o papel da biblioteca é o fator principal para o desenvolvimento do conhecimento humano, por isso a biblioteca poderá estar diferente, mas o objetivo sempre permanecerá o mesmo de disseminação da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (147 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com