TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo, Contexto, 2008, p. 235-256.

Por:   •  4/10/2020  •  Resenha  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA: PURDY, Sean. Rupturas do Consenso: 1960 - 1980. In: KARNAL, Leandro (et al.). História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo, Contexto, 2008, p. 235-256.

O capítulo “Rupturas do consenso: 1960 - 1980” escrito por Sean Purdy e parte do livro História dos Estado Unidos servirá de base para essa resenha. Sua temática se trata de duas conturbadas décadas da história norte americana e mundial. Durante as décadas de 1960 e 1970, a nação americana viu inúmeras mudanças serem impulsionadas por manifestações concebidas a partir de movimentos sociais e os mais significantes foram analisadas neste capítulo. Um fomento importante para a explosão de movimentos sociais foram as mudanças demográficas e econômicas, junto de incapacidade de resolver problemas antigos como racismo.

No início da década de 1960 John F. e Robert Kennedy se tornaram duas figuras extremamente populares como nunca se havia visto com líderes políticos no país, eles eram considerados a esperança liberal,entretanto eram profundamente anti-comunistas, não representando assim nenhuma ameaça à ordem capitalista. Porém, foi o presidente Johnson quem mais se empenhou em reformas sociais e econômicas, promovendo o que foi chamado de “programas da Grande Sociedade”, mas ainda sim essas políticas beneficiaram em sua maioria apenas a população branca. Além de não alcançar os negros, essas políticas do governo federal foram responsáveis por gerar uma espécie de “apartheid racial” nas metrópoles nos anos 1970, pois segregou a população negra, banindo essa parte da população para guetos.

Mais adiante Purdy se volta para algumas das ações empreendidas pelas políticas externas dos EUA, como os conflitos com Cuba e a Guerra do Vietnã. É sabido que “nos primeiros anos da década de 1960, os Estados Unidos tinham “consultores militares” em muitos países do mundo, organizando ações políticas e militares com governos e militares aliados contra as forças opositoras, geralmente comunistas ou movimentos reformistas” (Purdy, 2008, pg. 225).

O excepcional caso de Cuba se da inicio com a Revolução Nacionalista de 1959 encabeçada por Fidel Castro e, rapidamente, foi se aproximando da União Soviética, isso fez com que o presidente Kennedy rompesse com Cuba em 1961. A partir daí, as tensões se acirraram entre os dois países e, Kennedy resolve invadir Cuba, porém, subestimando o poder de influência de Castro na sua população, fracassou completamente nessa missão. O ápice desse enfrentamento foi a Crise dos Mísseis, momento que pôs em pânico o mundo inteiro sob a ameaça de uma guerra nuclear entre EUA e URSS, essa última havia instalados mísseis em Cuba. Contudo, um acordo foi firmado entre ambos e os mísseis saíram de Cuba com a promessa de que os EUA não voltariam a invadir a ilha.

Já a Guerra do Vietnã, foi uma intensiva invasão dos EUA ao país, em apoio às forças do Vietnã do Sul que lutavam contra o avanço comunista do norte do país. Ficou caracterizada como uma guerra muito violenta e que gerou extremo desagrado da parte da população americana, que constantemente pediu o fim desse conflito. Outra vez os EUA subestimou suas forças em relação ao contra ataque comunista e se viu encurralado pelos guerrilheiros do Vietnã do norte, que acabaram por vencer essa Guerra.

Já a situação em outros países, principalmente na América Latina foi distinta, em países como Brasil e Chile por exemplo, os EUA conseguiram com sucesso apoiar ditaduras que pretendiam defender os interesses americanos em seus territórios. Um último caso de intervenção americana no exterior exposto pelo autor é o do Oriente Médio, que por possuírem grandes reservas de petróleo e desse modo possuíam relevância para os EUA. Nesse caso, o governo americano até conseguiu estabelecer uma hegemonia através de alguns Estados clientelistas, mas isso gerou nessa região uma extrema instabilidade social e um antagonismo entre os muçulmanos e os norte americanos.

Seguindo o capítulo, Purdy retoma ao tema das questões raciais nos EUA, fazendo uma breve análise sobre o que foi e como se deu o “Movimento por Direitos Civis”. O cenário culminante para o surgimento desse movimento foi a intensa segregação racial imposta pelos brancos aos negros, extrema pobreza acoplada a violência que a camada negra da população sofria constantemente. Todavia, eles não se contentam em serem apenas vítimas passivas e se organizaram de diversas maneiras para tentar mudar essa situação. Com líderes como Dr. Martin Luther King e Malcolm X por exemplo, o movimento ganhou força, ideologia e adesão de jovens brancos da Nova Esquerda. Essas mobilizações atingiram o apogeu em 1963 com a Marcha de Washington, entretanto toda essa manifestação gerou um contra ataque da parte racista da população que atacou com brutalidade os afro descendentes e o movimento viu seus líderes serem presos e assassinado. Mesmo sem um apoio governamental significativo, essa camada populacional continuou a protestar:

A frustração com os limites e a lentidão das mudanças e as animosidades enraizadas em séculos de opressão foram o caldo de cultura dos 341 motins urbanos de negros em 265 cidades, que explodiram entre 1963 e 1968. Reação à brutalidade da polícia foi, freqüentemente, a causa imediata dos distúrbios que mataram 221 pessoas e deixaram dezenas de milhares presos, a maioria negros. (Purdy, 2008, pg. 247)

Por fim, através de políticas públicas geradas pela pressão popular, uma classe média negra ascendeu nos EUA, porém com apenas 60% do poder monetário da classe média branca, ou seja, mesmo que os negros finalmente pudessem ocupar cargos que lhe dessem poder político, ainda sim eram os brancos aqueles que detinham o poder econômico. Dessa forma, a população negra, majoritariamente, continuou vivendo em meio a pobreza e o descaso governamental, o que gerou uma explosão de gangues na década de 1970 nos bairros negros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com