TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

  1. FAA 130 – CIÊNCIA POLÍTICA

UNIDADE II

Atividade II– FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA

  1. Professor(A) Ministrante: Nelson Matos de Noronha

Tutor(A) à distância: Karoline Souza Figueiredo

Tutor(A) presencial: Jaira Oliveira da Silva

Nome do Acadêmico (A): Erimária Rocha Ferreira

Polo Cruzeiro do Sul/AC

2018

[pic 2]

  1. Identifique os princípios básicos do Liberalismo.

 Segundo o material disponível na disciplina, o pensamento liberal funda-se em uma corrente filosófica predominante na Europa durante os séculos XVII e VXIII, denominada de jusnaturalismo. Seus princípios básicos baseiam-se nos valores individuais de igualdade e liberdade. Para os liberais, todo e qualquer indivíduo tem direitos humanos inatos, e o governo tem o dever de respeitar esses direitos, devendo atuar como uma espécie de “resolvedor” de disputas a partir do momento que os interesses dos indivíduos se choquem.

Dentro da perspectiva liberal, todos os indivíduos são iguais e dotados de direitos universais e irrevogáveis, com direito à liberdade e à propriedade, em que todo e qualquer poder legítimo, independente de sua forma, deve respeitar o direito à liberdade e à propriedade. Nessa concepção, a função do Estado é garantir a segurança, a liberdade e a propriedade dos indivíduos, fundando-se em uma relação de representação entre governantes e governados.

Em suma, o liberalismo pode ser compreendido como uma teoria individualista, em que o indivíduo tem prioridade sobre o coletivo, em que a liberdade econômica, religiosa, política e intelectual, não devem ser dominadas pelo Estado, sendo, pois os liberais, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. (COELHO, 2015)

  1. Identifique os princípios básicos do Marxismo.

O marxismo é uma corrente filosófico-teórica que faz a crítica da sociedade capitalista propondo o socialismo com alternativa de organização da sociedade. Através de dois princípios: o de classe social e o da luta de classes, busca explicar a sociedade, interpretando a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seus sistema. Nessa corrente filosófica, a dinâmica das sociedades humanas é estabelecida a partir das relações estabelecidas entre os seus grupos sociais. Max fundou seu pensamento a partir da história como material de trabalho, da dialética como método e do materialismo como perspectiva de análise da história.  

  1. Ressalte as diferenças entre o pensamento liberal e o marxista.

A teoria liberal toma o indivíduo por ponto de partida, enquanto a teoria marxista parte do grupo – as classes sociais. Enquanto para o liberalismo, o interesse individual e o fundamento da ordem política legítima, para o marxismo, é o interesse de classe que explica todo e qualquer ordenamento político. Não é finalidade que diferencia um do outro – a liberdade e a igualdade, mas os princípios filosóficos, os métodos de análises e os meios para se atingir o mesmo fim.  (COELHO, 2015)

  1. Compare aquilo que você sabia e escreveu antes de iniciar o estudo desta Unidade com o que você acabou de escrever em resposta às perguntas anteriores e faça um balanço do que você aprendeu até aqui.

        Antes de iniciar o estudo dessa unidade, eu tinha uma ideia sobre o que vinha a ser o pensamento liberal e também a corrente marxista, no entanto, era algo vago e raso. Não sabia, por exemplo, que a corrente liberal derivava do jusnaturalismo, que até então eu não sabia o que era, e agora compreendo que é uma doutrina que busca no individuo a origem do direito e da ordem política legítima, ou seja, é uma corrente que se baseia no direito natural, levando em consideração o bom senso, a ética, os princípios morais entre todos os indivíduos, tendo como princípio os valores individuais de igualdade e liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com