TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO

Resenha Crítica de Caso

Larissa de Albuquerque Wilson

Trabalho da disciplina de Criminologia

                                                                     Tutor: Prof. Paulo Jorge Fleury

Maceió

2019

A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA

Referência:

MENDES, Cristiane. Falta de iluminação em via preocupa moradores de distrito de Barra Mansa, Maio, 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html.  Acesso em: 22 de agosto de 2019.

O caso exposto traz à tona a criminalidade no município da Barra Mansa, no Rio de Janeiro, mais precisamente no Distrito de Santa Rita de Cássia, que sofre com a falta de iluminação nas vias públicas. O problema foi divulgado através de matéria jornalística publicada pelo site da Globo, no ano de 2015, que relata o medo e a insegurança dos moradores do Distrito em transitar durante a noite nas ruas em decorrência da total escuridão promovida pela falta de luz, tornando as ruas um ambiente propício a ações criminosas.  

De acordo com a matéria, além do descaso com a iluminação pública, as vias não apresentam asfalto, a vegetação na lateral encontra-se bastante alta, gerando uma insegurança maior. Segundo o relato de uma moradora, fica impossível sair de casa quando chove porque a rua vira barro puro.

O descaso do poder público é visível e a população do Distrito de Santa Rita de Cássia se sente abandonada e a amedrontada com essa situação de insegurança.

Assim, tendo em vista os estudos de Criminologia, onde dentre suas teorias procura abordar o fenômeno do crime, não apenas do ponto de vista jurídico, mas principalmente a partir de uma abordagem macrossociológica, observa-se que a Teoria Ecológica, que relaciona o crime aos ambientes e suas formas de ocupação e organização, se encaixa no caso exposto.

De acordo com a Teoria Ecológica, da Escola de Chicago, a cidade submete o indivíduo a estímulos. O descaso no Distrito Santa Rita de Cássia torna a população insegura e frágil às frustrações e perdas.

A cidade de Barra Funda apesar de possuir um grande centro comercial, possui em suas adjacências pequenas aglomerações que não possuem acesso a tal desenvolvimento, que é o caso do Distrito Santa Rita de Cássia. Nessa perspectiva, é preciso buscar equacionar o ambiente com a comunidade humana para que haja equilíbrio, pois a cidade pode tornar-se excludente e inquietante em virtude da falta de reconhecimento ou respeito social.

Percebe-se que os moradores do distrito retratado na reportagem apresentam uma paisagem de injustiça, desequilíbrio e desigualdade, o que o tornam mais frágeis diante da criminalidade

A realização de obras públicas de melhoria na iluminação e nas vias é uma das formas de exercício e efetivação de Políticas de Segurança Pública.

Desta forma, é importante ter conhecimento sobre a ciência da Criminologia para identificar os fatores que geram a criminalidade e como combate-los. Percebe-se que uma política pública de segurança deve ter a capacidade de articular a repressão e prevenção ao crime, trabalhando com a participação e o envolvimento dos demais atores da sociedade e a própria sociedade, o que se pode denominar de prevenção social em detrimento do vigente sistema de prevenção criminal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com