TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminalidade em Barra Mansa

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

Resenha Crítica de Caso

Wagner Patrick M. de Carvalho

Trabalho da disciplina - CRIMINOLOGIA

                                                                     Tutor: Prof. PAULO J. S. FLEURY

Florianópolis

2019

A criminalidade em Barra Mansa.

Referência: MENDES, Cristiane. Falta de iluminação em preocupa moradores do Distrito de Barra Mansa. Globo G1, 27/05/2015. Disponível em:

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html Acessado em: 01/11/2019

O texto deixa claro que a comunidade de Barra Mansa enfrenta vários problemas estruturais em decorrência do descaso do poder público para com a região. Os moradores relatam os mais variados problemas como a falta de iluminação, asfalto, o excesso de mato que traz bichos perigosos como cobras ou aranhas, e até mesmo a falta de segurança.

Casos como esse são comuns pelo Brasil, ainda mais se tratando de zonas rurais, onde o poder público se encontra menos presente. Naturalmente, os moradores relatam que se sentem abandonados pelo estado, pois o mesmo falhou em prover o mínimo de condições necessárias para com o contribuinte.

Dessa forma, os moradores ficam reféns da sorte, pois a qualquer chuva podem ficar impedidos de sair de casa pela estrada de barro, por serem assaltados pela falta de segurança, ou ainda por vir a sofrer acidentes pela falta de iluminação.

No texto foi noticiado que o poder público representado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), irá averiguar a situação para resolver o mais rápido possível, porém nada foi falado em relação à segurança que é responsabilidade das polícias.

Diversos especialistas concorda que a falta de estrutura contribuiu para o aumento dos crimes, ainda mais se tratando de uma zona rural onde o alcance do poder público é naturalmente menor.

Por fim, vale ressaltar novamente que o estado falha em cumprir suas obrigações com os cidadãos que pagam impostos, esses impostos supostamente servem para que os mesmos recebam o mínimo de infraestrutura necessária para o bom convívio social, que é uma das obrigações constitucionais. Porém, infelizmente nem sempre a teoria se efetiva na prática, e esse e mais um dos vários casos que nos deixa um alerta sobre a eficácia pobre do poder público brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com