TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminalidade Em Barra Mansa

Por:   •  26/2/2020  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM 18/02/2020

Resenha Crítica de Caso

Nome do Aluno (a) Karoline da Silva Coelho

                                         Trabalho da disciplina de Criminologia

                                                  Tutor: Prof. Paulo Jorge Dos Santos Fleury

São Gonçalo

2020

A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA

Referência:

Mendes,Cristiane. A Criminalidade em Barra Mansa. Harvard Business School, 05/2015.

Disponível em : HTTP://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html. Acesso em: 18/02/2020

Carvalho, Salo de,Antimanual de criminologia / Salo de Carvalho. – 6. ed. rev. e ampl. – São Paulo : Saraiva, 2015.

Uma análise descritiva é o que se apresenta a seguir, cuja a fonte foi a reportagem do portal G1, elaborado pela repórter Cristiane Mendes , que pertence a Globo Comunicação e Participações S.A. Com uma linguagem simples e acessível o portal G1, aborda os aspectos relevantes que estão envolvidos no caso de barra Mansa e seus distritos, com objetivos de esclarecer e ressaltar a importância da política de segurança pública, a aplicação da teoria ecológica e englobar a escola criminológica. Assim sendo,o portal demonstra o lado real de atuações simples, mas que se tornam muitos eficazes.

Além da palavra,os fatores, os dados e o local, que compõe o contexto em que se ocorre os crimes. Em seguida, eles abordam as varias formas de prevenção primarias e secundarias utilizadas para a eficaz redução nos números dos crimes ocorridos no mesmo espaço de tempo de três meses de junho, julho e Agosto de 2014,para o mesmo período de tempo no ano de 2015. Disserta sobre as competências que os auxiliam a resguardar o bem jurídico a serem tutelados pelo Direito, e conseqüentemente as sansões que iram ser aplicadas conforme cada conduta, sejam essas lesivas a esses bens e aos direitos. E por final apresenta dados históricos sobre a população local,bem como o privilégio que tem por esta geograficamente entre duas das maiores metrópoles brasileiras.

Conclusão

Com toda certeza, a reportagem é de grande valia não somente para os profissionais e acadêmicos em direito, mas também para o publico que deseja conhecer e ter mais a respeito do mundo da criminalidade. A repórter consegui alcançar o seu objetivo com o uso de uma linguagem simples e acessível ao cidadão, no que tange ao campo prático da Teoria Ecologica, na qual fala que o local pode facilitar, induzir a pratica do crime, por ser mal iluminado, abandonado e de condições precárias, não generalizando que todos que se expõe a essas condições vão vir a se tornar um delinqüente, mas que o local é propício a essa condição por uma pequena porcentagem de indivíduos que tendem ao caminhos diversos ao que a sociedade indica como padrão social adequado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com