TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capacidade literária impressionante

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

V.1 – Joel filho de Petuel. Livro escrito por Joel.

Joel fala para aqueles do seu tempo, povo de Jerusalem, reino do sul, reino de Judá.

Ele não era ne sacerdote, nem ancião, porque ele fala diretamente aos grupos. Joel profetiza depois que o povo de Deus esteve no cativeiro 70 anos, e o templo foi reconstruído,

CONTEXTO: Havia muito formalismo, muita religiosidade, prestavam cultos e atos religiosos, mas os corações delas não eram de Deus. Judá estava passando por uma profunda crise: primeiro uma terrível praga de gafanhoto, e ao mesmo tempo uma grande seca havia instalado, num país que dependia da agricultura, faltava alimentos, faltavam recursos, e prejudicava o trabalho no tempo. Porque grande parte do trabalho no templo consistia em levar ofertas.

Joel interpreta aquela praga, bem como a seca, como um juízo de Deus contra seu próprio povo, pois o seu povo não estava servindo a Deus de coração.

Joel olha para aquelas circunstancias, e calamidades, e desastres como um prelúdio do dia do juízo final. Quando Deus virá a este mundo para julgar os ímpios e instalar seu reino de maneira final.

Ele vê o presente, e vê o futuro. A preocupação com o desastre financeiro que assolava aquela terra, e aquilo era o prenuncio do grande desastre de quando Deus vier julgar a terra. E diante daquela visão terrível que ele está tendo, ele primeiro quer que o povo de Deus entenda que tem um sentido que está acontecendo aquilo, que não é por acaso.

O Profeta tem uma segunda postura, chamando o povo ao arrependimento, e anuncia misericórdia de Deus.

O tema central da mensagem de Joel é essa GRANDE DIA DO SENHOR! Onde Deus haverá de vir para julgar os povos, e salvar o seu povo, onde tem o prelúdio das calamidades que acontecem no mundo.

Podemos perceber que há semelhanças de situações. Há sempre um risco que estamos prestando o culto da boca pra fora, o fato de frequentarmos a igreja, irmos aos cultos, participarmos das atividades religiosas isso não quer dizer que o nosso coração é convertido.

O nosso país passar por uma grande dificuldade financeira, uma crise de integridade e honestidade, um problema politico e institucional não podemos como cristãos achar que é por acaso. A nossa história faz sentido, há um Deus que controla todas as coisas.

CAPITULO 1
2-20
Uma capacidade literária impressionante!

Joel chama atenção dos anciãos no verso 2-3

Algo novo está acontecendo, é bom que vocês estejam atentos!

Verso 4: Quatro fases, ou ondas tipos de gafanhotos. Devastação geral. Pragas eram temidas naquela época, pois afetavam toda a economia.

Verso 5: Acabou o vinho, acabou o trigo, tudo está em falta.

Verso 9: A próxima preocupação de Joel é que tá faltando mantimento pra casa de Israel. O culto está sendo afetado. Porque quando a situação financeira do país é afetada tem reflexo no culto a Deus. Porque naquela época o culto baseado em oferendas, o povo trazia aquilo que ganhava, o que tinha! Uma vez que a seca veio e os gafanhotos comeram tudo, não tinham o que levar.
Os ministros enlutados, pois a oferta a Deus foram afetados.

Verso 10: O que a seca não acabou os gafanhotos comeram!!!!!! Era uma situação de calamidade pública! O PROFETA DESCREVE ATÉ AQUI A SITUAÇÃO CRITICA!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com