TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Do Jurista

Casos: A Cultura Do Jurista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

A CULTURA DO JURISTA

O jurista é o produtor da ciência, em que se obtém um papel de grande importância, o de transmitir o conhecimento jurídico aos povos. Os romanos reconheciam o papel do jurista na sociedade, visando o intenso trabalho eram chamados para colaborar com a criação das leis.

Apesar tão de antiga a profissão de advogado, essa por sua vez veio a receber uma maior relevância entre os romanos, em que a remuneração passou a ser diferente das demais profissões, não sendo salário, mas sim um honorário, ou apenas uma forma de agradecimento pelos serviços prestados.

O advogado por sua vez não é jurista, é apenas um defensor da lei, mas nem por isso é lhe dado o ‘’direito’’ de adulterar as provas, mas sim de usar argumentos ao seu favor. O advogado não é um elaborador da ciência, pois é um aplicador; é um conhecedor das leis, mas não sua fonte de inspiração. O jurista, entretanto é um produtor de ciência, pois deve se manter sempre orientado em todos os âmbitos, o jurista é mais que um operador do direito, é sua inspiração.

O direito, portanto pode ser considerada uma ciência universal, capaz de abranger todas as áreas. O jurista, portanto é um ‘’ legislador suplente’’ em que não sendo muitas vezes especialista em determinada matéria, contribuem na essência e na base produtiva e aplicacional do direito.

Entretanto, os positivistas cometeram um grande erro, a redução do campo de atuação do cientista de direito provocou o empobrecimento na atuação jurídica, deixando o mais rico em sua forma expressional e mais pobre na sua área especulativa, com isso após a Segunda Guerra Mundial, o positivismo perdeu espaço, sobrando apenas sua verdadeira dimensão.

O direito moderno não admite a visão do positivista, uma vez que se exige um interprete humanista capaz de visualizar por completo os demais fenômenos nas ciências, em que o jurista deve ser o captador dessas demais realidades. Diante disso o jurista deve explorar ao Maximo seu campo de trabalho, exercendo uma função social, capaz de se informar sobre os diversos aspectos de outras ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com