TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade de gênero na sociedade

Por:   •  2/4/2018  •  Seminário  •  10.395 Palavras (42 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 42

ESCOLA ESTAUDAL DE ENSINO MÉDIO VERA CRUZ

SEMINÁRIO INTEGRADO

Ana Paula Konrath

Kauani Moenke

Vanessa Francine Garcia

DESIGUALDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE

Vera Cruz

2016

Ana Paula Konrath

Kauani Moenke

Vanessa Francine Garcia

DESIGUALDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE

Trabalho de pesquisa apresentado ao Programa do Ensino Médio Politécnico para obtenção de aprovação na disciplina de Seminário Integrado.

Orientador: Prof.ª Leoni Algerinha Silveira Ramos

Vera Cruz

2016

RESUMO

Nosso projeto trata sobre um assunto que é de suma importância para as sociedades, pois a desigualdade entre os gêneros é algo muito presente na maioria delas.  Nossa hipótese é que se a mulher não tinha acesso à educação e agora o possui, então ela lutou por ele. E no presente trabalho apresentamos diversas lutas femininas, juntamente de suas conquistas, mostrando também grandes nomes que lideraram diferentes movimentos. Citamos ONGs criadas para ajudar na equidade dos sexos, como a ONU mulheres, onde um de seus movimentos bastante conhecidos foi o HeForShe (ElesPorElas), o qual está retratado em nosso projeto. Vimos que esse pensamento do homem ser superior a mulher, é um senso comum passado pelas diversas gerações e também foi muito influenciado pela religião, como por exemplo na bíblia onde diz “Que as mulheres aprendam no silêncio a sua sujeição”. Pesquisamos leis promulgadas em prol da defesa da mulher, tanto para seus direitos como para sua defesa diante dos agressores. É exemplo a lei Maria da Penha. Apresentamos o que é a cultura do estupro e como ela se manifesta. E por fim, pesquisamos o que tem sido feito para atingir a igualdade de gênero, podendo assim, apresentar diversos aspectos que podem ser mudados em nosso dia-a-dia, como atitudes comuns para nós que não contribuem para alcançar o objetivo de igualdade.

Palavras- chave: mulher, igualdade, feminismo, sociedade, gênero.

SUMÁRIO [pic 1]

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2 PROBLEMA.............................................................................................................5

3 OBJETIVOS..............................................................................................................6

4 HIPÓTESES..............................................................................................................7

5 JUSTIFICATIVA .....................................................................................................8

6 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................9

7 METODOLOGIA...................................................................................................34

8 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS...............................................................35

9 CRONOGRAMA ...................................................................................................38

10 CONSIDERAÇÕES.............................................................................................39

REFERÊNCIAS........................................................................................................40

1 INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho pretendemos documentar os princípios da desigualdade de gênero presentes em nosso meio social. Abordaremos os tópicos principais sobre o assunto em questão, incluindo sucessivamente a totalidade do assunto, fazendo assim com que fique de fácil compreensão para todos.

No mesmo, abordaremos assuntos relacionados à mulher e as desigualdades enfrentadas por ela na sociedade, alguns assuntos mencionados no mesmo são contexto histórico, onde é passado o papel da mulher em diferentes épocas de nossa história e situação de submissão perante o sexo masculino; figuras feministas que influenciaram muitas mulheres a lutarem pelos seus direitos; cultura do estupro; órgãos mundiais e campanhas que ajudam essas mulheres; direitos legais, que consiste nas leis; as lutas feministas; as desigualdades e a busca pela equidade, que especificamente seria a igualdade de gênero. Mais concretamente, buscamos informar a sociedade como se deu a evolução feminina através dos séculos, além disso, queremos pesquisar e saber por que ainda há desigualdade de gênero em uma sociedade aparentemente desenvolvida e como ela interfere na vida de uma mulher.

 A metodologia utilizada foi baseada em entrevistas feita com a atual prefeita Rosane Petry e com crianças das séries inicias. E por meio delas tencionamos obter ideias para o nosso projeto, fazendo com que a comunidade coopere conosco.

Achamos que o tema abordado por nós é muito importante e relevante em nossa sociedade, e com ele pretendemos mostrar para colegas da escola, professores e para todos que viável, que a desigualdade de gênero é algo que está muito presente e na maioria das vezes não a percebemos, mas quando constamos acabamos deixando de lado concordando com isso, e esse ato de estupidez não pode ser levado em conta. Por meio deste trabalho almejamos dar inspiração as mulheres, mostrando que elas podem sim fazer o que os homens fazem e, além disso, devem ser tratadas na mesma proporção que eles.

Esperamos que nossa pesquisa seja de valor intelectual significativo, e que todos possam ter entendimento do assunto, pois buscaremos desenvolver de forma bem objetiva os principais conceitos sobre o tema.

2 PROBLEMA[pic 2]

A desigualdade de gênero provém de uma questão cultural e é um ato constantemente praticado na nossa sociedade, atingindo principalmente o sexo feminino. Quais os principais fatores históricos que contribuem para a prática da mesma? Como essa realidade se manifesta e interfere na vida de uma mulher? De que maneira podemos combater essa violência?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.1 Kb)   pdf (439.1 Kb)   docx (100.7 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com