TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Artigos Científicos: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO

DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Ricardo Egito de Andrade

Prof. Dra. Ângela Ramalho (orientadora)

RESUMO

Este artigo enfatiza a pertinência e a necessidade de refletir e promover a educação como um instrumento de construção da cidadania na, em vários contextos, particularmente na escola e no meio social. Esclarecendo que o objetivo da educação não se limita apenas alfabetizar e/ou capacitar alguém, mas torna-se um caminho para a instrução à cidadania; Condicionando esta responsabilidade à família, a própria sociedade e aos poderes públicos, contextualizando sobre as desigualdades existentes.

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Democracia.

1. Introdução

Nessa sociedade em rápida transformação, cidadania depende cada vez mais da educação. No atual contexto tecnológico, de consumo e da globalidade da economia e da cultura, os indivíduos são seduzidos a viver os valores das grandes elites econômicas nos mais diversos aspectos da vida social. Por isso a cidadania necessita de um elevado nível de socialização do saber científico.

Consoante a essa realidade este artigo tem o objetivo de analisar como as pessoas a entendem sobre a necessidade de resgatar o valor de se ter uma educação digna, valores estes que estão coligados, ou seja, que depende do outro para ter seu significado completo e alcançar os objetivos finais.

2. Referencial Teórico

Entendendo a educação como o processo amplo de desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, que objetiva não apenas alfabetizar ou capacitar indivíduos para a prática do trabalho podemos encará-la como um elemento primordial ou, porque não afirmar, como o único caminho para uma efetiva redução das desigualdades existentes na sociedade contemporânea, sendo assim o efetivo caminho para o progresso de uma civilização.

A educação deve ser baseada em determinados princípios éticos e morais, que devem adaptar-se a um campo de reflexão individual e coletivo que permita elaborar, racionalmente e autonomamente, princípios gerais de valores que ajudem os indivíduos e encarar criticamente a realidade cotidiana e as normas sócio-morais vigentes, de modo a contribuir para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência (SILVA, 2007).

Educação não é prática isolada, mas sim uma ação conjunta que tem como atores a família, educadores e o meio social. Educação atualmente, não é só o ensino, educar é formar sujeitos com hábitos de vida moral, e saudável.

Dessa forma, a percepção de educação ultrapassa os limites da escola e chega até a sociedade no qual o indivíduo está inserido, à medida que o torna um ser pensante, crítico e participativo, consciente, portanto dos direitos e deveres como cidadão. Além disso,permite que ele tenha uma perspectiva de melhora nas suas condições de vida e de sua família, pois lhe dá mais possibilidades de ingressar no mercado de trabalho.

Frente a isso o crescente aumento da violência e da pobreza pode e na maioria das vezes está, relacionado ao precário acesso a educação, tratada aqui em um sentido amplo, isso porque sem esta, há uma redução nas oportunidades de emprego, deixando o sujeito à margem da sociedade sem ter condições de se estabelecer, o que o leva a buscar alternativas errôneas. E em busca de construir uma educação comprometida com a cidadania, foram selecionados, com base em textos constitucionais princípios norteadores para a educação escolar, os quais podemos encontrar nos Parâmetros Curriculares Nacionais os PCN-Temas Transversais / Ética (1997):

Igualdade de direitos que refere-se à necessidade de garantir que todos tenham a mesma dignidade e possibilidade de exercício da cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existam diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada. (grifo do autor)

Já no que tange a organização da sociedade capitalista observamos que a distribuição de renda efetivada de maneira desigual, as precárias condições de moradia, serviços públicos e principalmente a precariedade dos postos de trabalho associada ao crescimento da violência, acaba por gerar uma série de desigualdades impedindo na maioria das vezes que a parcela mais carente da população exerça a plena cidadania.

A cidadania (grifo do autor) traz em primeiro lugar a ideia de consciência coletiva, de vontade geral, ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com