TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCRAVATURA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

A escravatura

escravatura é o ato em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro, designado por escravo que não podia exigir qualquer direito e objeção pessoal ou legal, onde a força é o meio que mais forte utiliza como forma de dominação.

Desde a muito tempo que algumas sociedades, povos como os da Mesopotâmia, Hebreus, Gregos, Romanos, Celtas, enfim, todos os povos tiveram escravos que eram legalmente definidos como uma mercadoria fruto de conflitos, findos os quais se sujeitavam os vencidos, reduzindo-os a essa condição servil sem direitos ou garantias. 

Portugal

A expansão portuguesa é indissociável da escravatura. O seu motivo não foi a difusão do cristianismo, nem tão pouco se centrou no ouro ou marfim, mas sim nos escravos. Eles eram a mão-de-obra que geravam a riqueza.  No século XV, os escravos destinavam-se sobretudo a abastecer os trabalhos em Portugal, ou as explorações da cana do açucar na Madeira (escravos canários), mas também a serem vendidos para Espanha. Lisboa, Alcácer do Sal e Lagos estabelecem-se florescentes mercados de escravos. No Algarve, em 1444, forma-se a primeira companhia moderna para o tráfico, muitas outras lhe seguirão pela Europa. Ao longo da costa ocidental de África criam feitorias, cuja principal actividade estava neste tráfico: Arguim, Mina, Cacheu e S.Tomé. Os pontos de embarque preferidos dos portugueses concentram-se sobretudo na costa ocidental de Africa, em especial pela costa da Guiné, costas de Loango, Ngoyo e do Kalongo (actual enclave de Cabinda), mas também do Soyo e, sobretudo, da colónia de Angola, que era alimentada por importantes centros esclavagistas de São Paulo, de Assumpção de Loanda e de Benguela.

Depois da escravatura abolida, em 1878, continua a exploração de mão-de-obra africana agora sob o nome de contratados. As colónias portuguesas abastecem agora as explorações mineiras da África de Sul e da Rodésia, mas também nas plantações de São Tomé e Príncipe, para só citar estes locais.  

Racismo e Escravura hoje

Como forma de sujeição a alguém ou opressão dos fortes sobre os mais fracos, desde sempre existiu a escravatura. , fenómeno queainda não desapareceu completamente da face da Terra. Foi um fenómeno que variou de acordo com a época, lugar oupovo, porém assumindo diferentes contornos histórico-geográficos.

 A escravidão da era moderna está baseada num forte preconceito racial, segundo o qual o grupo étnico ao qual pertence o comerciante é considerado superior, embora já na Antiguidade as diferenças raciais fossem bastante exaltadas entre os povos escravizadores, principalmente quando havia fortes desigualdades.

  (a noticia) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com