TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO

Pesquisas Acadêmicas: A EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

NOME DO CURSO

ECONOMIA

NOME DO TRABALHO

AVALIATIA DE ECONOMIA

SÃO PAULO

Avaliativas de economia

Questão1 Tema1 Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.

R. Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é conseqüência da distribuição desigual, desses recursos

Questão 2 Segundo o pensamento Keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontra-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina Keynesiano aponta que,no momento em as empresas tendem a investir menos,inicia-se todo um processo de refração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.com base neste texto,responda:O que os Estado deveria fazer segundo Keynes para evitar uma crise?

O presente trabalho discute a teoria monetária da produção de Keynes e o papel a ser

desempenhado pelo Estado na economia capitalista moderna e empresarial, principalmente em

momentos de crise generalizada, como a do mercado suprime dos Estados Unidos, vivenciada

no período recente. Para isso, o trabalho descreve a abordagem da economia monetária

keynesiana e apresenta a posição favorável do economista britânico com relação à ação do Estado

na economia capitalista, dada a sua incapacidade de auto-regulação. Com base nas repercussões

da crise financeira recente, propõe-se uma discussão sobre a posição assumida pelo Estado para

amenizar os efeitos perversos da crise. Nesse sentido, o trabalho analisa as ferramentas que o

governo vem utilizando na implementação das políticas econômicas no contexto da

crise financeira internacional tem uma fundamentação keynesiana. Os principais resultados

apontam indícios de uma política econômica de caráter mais expansionista, fundadas em políticas

de liquidez, redução de impostos e elevação dos gastos. Conclui-se que, em condições de

instabilidade é preciso considerar um papel mais ativo do Estado no enfrentamento da crise e na

reversão da desconfiança dos agentes econômicos.

Questão 3 Tema 3 O governo intervém na formação de preços de mercado. quando fixa impostos,dá subsídios,estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo,fixa preços mínimos para produtos agrícolas,decreta tabelamento ou,ainda,congela preços e salários.como podem ser divididos? Explique

Resposta: Imposto é uma quantia em dinheiro, paga obrigatoriamente por pessoas ou organizações a um governo, a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo.

Pode ser dividido em :

Impostos federais

* IR (Imposto de Renda)- Dividido em dois grandes impostos, quanto à arrecadação: Imposto sobre a renda de pessoas físicas - IRPF e Imposto sobre a renda de pessoas Jurídicas - IRPJ, ambos de competência da União - Artigo 155 C.F.

* IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) - incide sobre produtos industrializados, sendo de competência da União. Em 2009, o IPI foi reduzido até junho. Isso estimulou as vendas de vários setores, principalmente o automobilístico dado a redução do preço final dos produtos.

* Imposto sobre a importação de produtos estrangeiros (II)

* Imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados (IE)

* Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF)

* Imposto Territorial Rural (ITR)

* ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural) - O imposto, de competência da União, sobre a propriedade territorial rural tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, como definido na lei civil, localizado fora da zona urbana do Município. A base do cálculo do imposto é o valor fundiário, o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.

Impostos estaduais

* ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) - incide sobre mercadorias, sobre transporte, comunicações e energia - de competência dos Estados e do Distrito Federal.

* ITCD - Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos, O ITCD é de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos.

* ITBI - Imposto sobre a transmissão de bens imóveis, de competência municipal a partir de 1988 (artigo 156 da Constituição Federal). Competência Estadual, mesmo após a Constituição de 1988, só houve mudança para compra e venda dos imóveis que passa a ser de competência municipal.

Impostos municipais

* ISSQN - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - incide sobre todos os demais serviços não alcançados pelo ICMS - de competência dos municípios.

* IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. O IPTU é de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município. A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel.

* ITCD - Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos. Quando se tratar de Compra e Venda de imóveis é de competência do Município, Artigo 156 da CF. São chamados os atos onerosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com