TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Em Todas As Suas Dimensões é Um Desafio.

Exames: A Educação Em Todas As Suas Dimensões é Um Desafio.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

A Educação em todas as suas dimensões é um desafio.

Resumo.

A sociedade está marcada por mudanças constantes na área da educação, com crescentes influências dos meios de comunicação, com a finalidade de atender as demandas do modo de produção e seus incrementos. Assim, as formas de aprender e ensinar sofre modificações com o passar do tempo, aumentando as dificuldades para o homem se inserir nesse contexto. Há mudanças em todos os setores da educação, fazendo com que profissionais precisem estar sempre se atualizando. Desta forma, fica clara a necessidade de buscar por novos conhecimentos em que, a escolarização está sendo compreendida como algo essencial, caracterizado por manter uma relação íntima com o mundo da educação, o que marca a vida das pessoas que procuram o educandário.

Introdução.

Desde o começo da humanidade, o homem procura facilitar sua vida. E tal processo é chamado de Educação, isto é, a busca de melhoria que o homem produz e reproduz para sua sobrevivência. O desenvolvimento na educação vem crescendo aceleradamente para tanto, as escolas, no âmbito geral, apresentam grandes necessidades de inovação no seu modo de gerenciar o conhecimento que circula e no que é reconstruído e construído neste ambiente de aprendizagem. Daí a obrigação que advém das rápidas e contínuas transformações que o mundo globalizado apresenta a educadores e educandos na época atual.

Nesta perspectiva, os professores comprometidos com as transformações sociais podem pensar na educação como ponto de partida estratégica para iniciar movimentos, onde procura compreender o meio em que a escola está inserida, seus desafios, anseios, limites e contradições para poder compreender a realidade do aluno e analisá-la contribuindo no seu processo educativo.

A Educação pode acontecer num espaço físico como a sala de aula, espaço presencial, ou num espaço virtual. Atualmente a educação está cada vez mais saindo do espaço físico da sala de aula para o espaço virtual. A figura do professor como o centro das atenções está sendo modificado.

Hoje em dia encontramos os mais variados tipos de cursos. Cursos flexíveis no tempo, método e no custo financeiro. E qual o profissional habilitado para todas essas mudanças? Aquele que se proponha a ser o gestor, mediador, facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esse novo profissional é desvencilhado ao conceito do pensamento metódico.

As informações agora são parceiras do professor e do aluno. Juntos erguem a aprendizagem com recursos didáticos sem a exclusão, onde todas as pessoas não importa a idade, onde vivem todos estão mergulhados no mundo da informática, tendo acesso ao computador e a internet. Utilizando os mesmos recursos para se informar, estudar, trocar ideias, discutir temas específicos, pesquisar e se comunicar.

Desta forma ainda vemos hoje em dia que muitos professores são resistentes a essa expansão do ensino e da informação. Há muitos professores que consideram se os donos do “saber”.

Com a presença das novas tecnologias nasce um professor “contribuidor” para a metodologia de ensino – aprendizagem. A maneira tradicional de transmitir conhecimento pode estar aos poucos sendo deixada para ser convertido no facilitador da aprendizagem.

Toda essa ação de mudanças que está ocorrendo na Educação, com o uso de tecnologias, não é uniforme. A mudança está ocorrendo aos poucos. É necessário que possamos primeiramente possibilitar a todos o acesso ás tecnologias. É experimentando algo novo que adquirimos conhecimento e inovação.

No contato com este campo educativo, observa-se que a escola assume um papel social em sua trajetória histórica e partindo disso, a educação de vai se movendo na medida em que a realidade começa a fazer algumas exigências.

Refletindo sobre o que falta avançar mais na educação: já sabemos que não basta pensar como se pensou décadas e décadas atrás, adotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o professor pensa sobre o ensino determinando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com