TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA, METODOLOGIA E CONTEÚDOS

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

ENSINO DE SOCIOLOGIA: HISTÓRIA, METODOLOGIA E CONTEÚDOS

Docente: Leonice Mourad

História da trajetória do ensino de sociologia no Brasil.

 Nesta primeira unidade, o histórico da disciplina de Sociologia no nível médio no Brasil se divide em cinco períodos:

  • 1996 – 2009 – Começando a contar a história pelo seu “final”. Agora é Lei, mas ...
  • 1891 – 1925 – Uma sutil lembrança.
  • 1925 – 1942 – Presente e debatida!
  • 1942 – 1982 – 40 anos de solidão.
  • 1982 – 1996 – Retorno tímido.

Por muitos anos, nos cursos e em livros a respeito da História das Ciências Sociais no Brasil praticamente não tinha nenhuma menção em relação a História do ensino de Sociologia nas escolas de nível médio. Importante que a história da disciplina de Sociologia no Brasil, como componente curricular, tem início no ensino médio. Uma vez que este episódio teve muita atenção por parte dos pesquisadores da história das Ciências Sociais, a qual se tornou, de acordo com Adriano Giglio “uma nora de rodapé”.

No final da década de 80 que vão ser produzidos estudos em relação ao tema, principalmente monografias de mestrado, constituindo as fundamentais fontes para pesquisa.

No primeiro período o percurso histórico e social culminou com a aprovação da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, a qual incluiu as disciplinas de: Filosofia e de Sociologia, sendo essas disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio.

Já no segundo período, a “sutil lembrança” da Sociologia no Brasil, aconteceu no final do século XIX, junto com o surgimento do Positivismo no Brasil, que fora defendido pelo Diretor da Instrução Pública dos primeiros anos da República, Benjamin Constant.

Aqui, nesse terceiro período, destaca-se a institucionalização da disciplina de Sociologia no nível médio, fazendo parte da formação complementar dos alunados, preparando-os para o vestibular, atendendo às classes mais privilegiadas.

Com relação ao quarto período, a disciplina de Sociologia foi excluída dos currículos das escolas, ocorrendo isso, antes de ser instituído o Regime Militar que ocorreu em 1964, no ano de 1942, no Estado Novo no governo de Getúlio Vargas. Após o período de 64 a exclusão se fortaleceu, por ser entendida que a disciplina de Sociologia defendia ideias dos comunistas.

E no quinto e último período, foi ressaltado a volta aos poucos dessa disciplina.  Seu contexto histórico é caracterizado pela volta da democracia de nosso país e o predomínio é o de formar cidadãos para o exercício pleno da Cidadania.

Portanto, no decorrer do desenvolvimento das Ciências Sociais, no nosso País, em muitas ocasiões esteve presente, com muita ou pouca amplitude, a batalha pela instituição da disciplina de Sociologia nas escolas. Assim, dessa maneira, a cada período de sua história que teve sua presença como disciplina nos currículos das escolas, encontrou-se junto aos pontos, pelas quais as ciências sociais se movimentam dentro e/ou fora da área científica, para preconizar o ensino da disciplina de sociologia em relação de conseguir alguma coisa que delas era esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com