TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Das Coisas

Trabalho Universitário: A Historia Das Coisas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: Stefanie Matos

RA - C067HG9

PROFESSOR - Eduardo Lucas

MATERIA - Comunicação e expressão.

CURSO- Administração

PERÍODO – 2º Semestre

RESUMO: A HISTÓRIA DAS COISAS

A História das Coisas nos apresenta uma realidade chocante, detalhando o meio em que vivemos atualmente e quais suas possíveis, futuras condições. Com uma base bem estruturada, o vídeo explica com clareza qual o sistema de consumo atual do planeta e o grande impacto que o uso destes meios acarreta para determinadas áreas e regiões, como por exemplo os EUA, que hoje tem 40% dos cursos de água impróprios para o uso e só restam menos de 4% da floresta original.

O grande problema é que o ser humano ainda insiste em viver sobre um modelo de vida linear em um planeta finito. Isto torna a restauração natural dos recursos ultilizados quase nula, já que para cada uma árvore plantada, duas são derrubas para fabricação de móveis, papéis, etc.

Outro fator importante apresentado no vídeo e que vale ser destacado é o fato da super população mundial. O número de pessoas que temos hoje no globo, ultrapassa em muito com o gasto dos recursos e materiais da natureza. Isto gera um grande peso para apenas um lado da balança, pois em um ponto temos o consumo exarcerbado por parte desta grande aglomeração de habitantes, seja por alimentação, vestimenta, materias para trabalho e outros, e no outro lado, mais gases poluentes são emitidos na atmosfera com o grande número de condutores atualmente, lagos, rios e oceanos são poluídos com detritos neles depositados, grandes acúmulos de lixos e resíduos são despejados em locais impróprios e mais áreas verdes são derrubadas para darem espaço para a paisagem cinzenta das cidades e capitais.

E se os recursos vão, aos poucos, sendo sugados até o fim, o governo que por sua parte deveria intervir neste ciclo vicioso de grande consumo, acaba aprovando tal ato. Isto se dá ao fato de que hoje as grandes corporações são maiores e mais rentáveis financeiramente do que o próprio governo, o que acaba gerando uma certa bajulação da parte dos engravatados par com os executivos. Afinal, tudo está relacionado a dinheiro, e com o dinheiro, os grandes governates se tornam clientes número um destes reamos de negócios.

E por fim, com o apoio da parte governamental, o mercado está livre para realizar o seu merchandising para a população. Para eles, não existe o consumo destes recursos naturais, mas sim, o lucro e a rentabilidade para seus negócios. Eles nos mostram que para sermos alguém, precisamos consumir, cada vez mais e mais, o que na maioria das vezes é algo supérfluo. Através dos meios de comunicação, eles nos atingem com uma enxurrada de propagandas dos mais vairados produtos, feitos dos mais diferentes recursos naturais, água, carvão, madeira, minérios, entre outros. Os produtos são feitos por meio de mão de obra barata, com prazo de validade, para que você tenha que comprá-los novamente assim que estes não apresentem mais funcionalidade, e assim chegamos ao sistema que temos hoje.

Somos influenciados pela mídia para sermos grandes consumidores, através do apoio do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com