TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hora da Estrela - Influências do Pensamento de Arthur Schopenhauer

Por:   •  8/9/2018  •  Dissertação  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

A HORA DA ESTRELA: Influências do pensamento de Arthur Schopenhauer.

Arthur Schopenhauer foi um filósofo do século XIX, que possuía algumas influências do principal filósofo da era moderna, Immanuel Kant, com o pensamento “O mundo como vontade e representação”.

Schopenhauer acreditava na incapacidade do ser humano na compreensão da complexibilidade do mundo, por isso a utilização das representações, para tornar a realidade mais compreensível. Analisando a vontade, felicidade, tédio e sofrimento, este filósofo conclui que “a vida é um ciclo infinito de tédio e sofrimento que decorrem da necessidade de satisfação das vontades”, isso se torna um ciclo sem fim o que gera o questionamento de “como não adentrar este ciclo viciosa da angústia”.

Uma frase muito conhecida deste filósofo é “A felicidade é um breve intervalo entre o tédio e o sofrimento”, esta frase representa perfeitamente um acontecimento ocorrido no livro “A hora da estrela”, onde Macabéia, personagem principal, tem finalmente um único momento de felicidade que ocorre justamente entre o tédio e o sofrimento.

Clarisse Lispector exibe isso exatamente quando a personagem principal em um dia especifico decide faltar ao seu trabalho dando a desculpa que iria arrancar um de seus dentes, e decide fazer algo diferente, sendo assim aguarda que o espaço em que se encontrava ficasse vazio restando apenas esta, após o esvaziamento do local ela decide colocar música, dançava e tomava uma xicara de café solúvel, logo após esse divertimento inesperado, Macabéa dá-se ao luxo de ficar entediada com a situação, assim concluindo a forma que Schopenhauer definira o ser relacionando-se com outro ser.

Outro trecho onde se pode encontrar este tipo de pensamento é quando Macabéa em um domingo encontra-se em completo tédio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com