TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE EM HOSPITAIS ESCOLAS: EM FOCO O SOFTWARE UTILIZADO

Por:   •  28/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE EM HOSPITAIS ESCOLAS: EM FOCO O SOFTWARE UTILIZADO

Luciana Pedroza (IC/FUND. ARAUCÁRIA/UEL), Rosane Lunardelli (Orientador), e-mail: lunardelli@uel.br.

Universidade Estadual de Londrina/Centro de Educação, Comunicação e Artes/Londrina, PR.

Ciências Sociais Aplicadas (60000007), Ciência da Informação (60700009)

Palavras-chave: Prontuário eletrônico do paciente, Hospital Escola/Universitário, Software próprio.

Resumo:

No contexto dinâmico da informação, em que as instituições produzem grande quantidade de informações que precisam ser organizadas e sistematizadas para o uso em diferentes segmentos é preciso que se realizem estudos sistemáticos, elaborados por diversas áreas do conhecimento. Com o intenso desenvolvimento da ciência e da  tecnologia é crescente o uso das tecnologias de informação e comunicação ( TICs)  para otimizar o acesso a toda a informação gerada ( LUNARDELLI; MOLINA; ALVES, 2009).

No âmbito da saúde, uma ferramenta utilizada para o processamento e armazenamento da informação, auxiliando na gestão, tratamento, e disseminação das informações é o Prontuário do Paciente (PP), usualmente no suporte de papel, e que já está sendo gerado em ambiente digital, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).  Para essa mudança de suporte, é necessário o uso da tecnologia, dos sistemas de informação e de um software para gerenciar toda a informação. Sendo assim, o presente  trabalho apresenta a análise dos resultados de  uma pesquisa realizada com o intuito de compreender o cenário do processo de implantação do PEP nos Hospitais Escolas/Universitários, no que diz respeito qual o software utilizado.

Introdução

A informação, a cada dia mais, torna-se essencial à vida de toda a sociedade. E como consequência se reconhece que a informação aliada ao conhecimento aumentam consideravelmente suas possibilidades se usadas em conjunto com as inovações tecnológicas de informação e comunicação, atingindo assim um maior número de pessoas, pois passam a circular de forma mais rápida e livre.

O PEP, de acordo com o Institute of Medicine (IOM) caracteriza-se como um sistema de informação especificamente projetado para dar apoio aos usuários por meio da disponibilização de dados completos e corretos, lembretes e alertas médicos, sistemas de apoio à decisão, links para bases de conhecimento médico e outros auxílios.

A transposição dos prontuários em suporte tradicional (de papel) para o eletrônico reflete em várias mudanças no contexto da saúde tanto para os profissionais, como para os pacientes e também para os gestores de serviços de informação das organizações de saúde ( PINTO, 2006 ). Embora a sua finalidade principal continue sendo: possibilitar o fluxo de informação e comunicação intra e entre a equipe de saúde e o paciente; favorecer a continuidade da assistência; oferecer segurança ao paciente e a equipe de saúde; constituir documento de base para a pesquisa; servir de apoio ao ensino dos profissionais de saúde, sendo também, de grande valia para o gerenciamento de informações sobre saúde ( VAN GINNEKEN; MOORMAN, 1997).

Como observou Massad, Marin, e Azevedo Neto (2003) a tendência do uso da informática em saúde para a construção do PEP é cada vez mais uma realidade.

O foco do projeto de pesquisa sob o qual está vinculado o estudo em tela é a implantação do PEP no HU da UEL e por isso a importância da identificação e análise do processo de implantação do PEP em Hospitais Escolas/Universitários. O estudo da implantação do PEP é essencial à compreensão do impacto da sua implantação, pois, trata-se de uma mudança na organização da informação.

Materiais e métodos

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, que serviu como um roteiro de uma entrevista telefônica/email, para identificar Hospitais Escolas/Universitários que já implantaram, que estão em fase de implantação ou não tem o PEP implantado, inicialmente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

        

Resultados e Discussão

Foram analisados Hospitais Escolas/Universitários do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo com base na lista da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino. A lista tem no total 68 Hospitais Escolas/Universitários, sendo 12 no Paraná, 18 no Rio Grande do Sul e 38 no estado de São Paulo. E os resultados iniciais denotam que o PEP é um caminho que está começando a ser trilhado. Desse total dos Hospitais pesquisados 13 tem o PEP totalmente implantado, enquanto 25 estão em fase de implantação, 10 não iniciaram a implantação do PEP e outros 10 não responderam ainda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (314.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com