TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  14/6/2019  •  Artigo  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 15

  [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LAURO DE FREITAS

2018


 vanda nara pereira lopes[pic 6]

[pic 7]

IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

Artigo apresentado à Disciplina de Contabilidade Pública do Curso de Ciências Contábeis da Instituição UNIME.

Prof.: Emily Goes


Lauro de Freitas

2018

LOPES, Vanda Nara Pereira. Importância da Auditoria no Setor Público. 2018. Trabalho Avaliativo da Disciplina de Contabilidade Pública do Curso Ciências Contábeis – Instituição UNIME, Lauro de Freitas, 2018.

RESUMO

A auditoria é uma ferramenta de apoio aos agentes que outorgam ou compartilham a gestão de qualquer recurso, através da sua aplicabilidade é possível fazer avaliação ou exame de sistemas, operações e atividades de uma entidade específica, para verificar se são executados ou se funcionam dentro da estrutura de determinado orçamento, objetivos, regras e requisitos. A auditoria pública tem uma função estratégica para o funcionamento sólido e eficaz do governo ao assegurar que o benefício dos fundos públicos em uso atinja os estratos mais baixos da sociedade e para todos os indivíduos. Sendo sua principal finalidade munir os agentes interessados, entre eles, a própria sociedade, de informações sobre a boa e regular gestão dos recursos públicos, gerando transparência no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou descrever a importância da auditoria governamental, exemplificando os tipos de auditoria e sua atuação, gerando transparência ao setor público.

Palavras-chave: Auditoria; Setor Público; Transparência.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 AUDITORIA GOVERNAMENTAL        6

3 TIPOS DE AUDITORIA        11

4 O PAPEL DA AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO        13

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

 


  1. INTRODUÇÃO

A auditoria tem uma importância crescente para garantir credibilidade para as demonstrações contábeis, seja no setor privado quanto no setor público. É realizada conforme as práticas contábeis aplicáveis à entidade, representando de maneira adequada às informações.

Em todas as esferas de governo e níveis de poder, a auditoria atua de maneira a comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística das unidades e das entidades da administração pública, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, quando legalmente autorizadas nesse sentido.

A auditoria governamental tem por finalidade a análise das operações contábeis e financeiras, das atividades administrativos em geral, e objetiva oferecer aos diretores de órgãos estatais e paraestatais, informações confiáveis e segura  sobre o nível de regularidade e eficiência dos procedimentos e orientação para a correção de eventuais distorções e desenvolvimento da eficácia de gestão.

Compreende-se que a Auditoria no setor de governo é fundamental,  uma função delegada da mais alta administração para exercer a sua supervisão e avaliação baseando-se nas análises contábeis através de procedimentos de auditoria, garante fidedignidade das informações do controle interno.

No setor público a auditoria tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta não só de detecção, mas de prevenção a atos ruinosos ao patrimônio público, assumindo um caráter orientador e pedagógico, o que contribui para o alcance dos objetivos da gestão do setor público.

Diante do exposto, este presente trabalho tem uma relevância acadêmica e social contribuir com o esclarecimento da importância da auditoria no setor público de forma a contribuir para o aumento da transparência e confiança das informações, no sentido preventivo e orientador, sendo essa informação gerada um produto a ser encaminhado a um destinatário interessado.

O problema encontrado é apresentar como a auditoria no setor público tem capacidade de gerar transparência e confiança nos resultados como um elemento externo de auxílio à gestão, de forma sistemática, documentada e independente.

O método de pesquisa adotado teve como objetivo principal descrever a importância da auditoria no setor público, apresentando a auditoria governamental e sua finalidade, além de exemplificar os tipos de auditoria e identificar os seus pontos de relevância no processo de transparência.

Para a realização desse artigo, foi feito uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente em livros de diversos autores como, por exemplo, Araújo (1998), Crepaldi (2009), Cossa (2010), entre outros. Diante da necessidade de atingir os objetivos e trazer informações que venham esclarecer o assunto evidenciado, através do método da pesquisa qualitativa e descritiva, foi feito também levantamento de informações sobre o tema em artigos, documentários, relatórios, periódicos, entre outras fontes de dados.

  1.  AUDITORIA GOVERNAMENTAL

A auditoria é uma ferramenta do setor público e privado. Os procedimentos de auditoria formam um conjunto de verificações e averiguações que permitem obter e analisar as informações necessárias à formulação da opinião do auditor.

Segundo Cossa (2010) “o termo auditoria quase sempre foi empregado de maneira incorreta, pois se considerava que se tratava de uma avaliação cujo único fim seria detectar erros e assinalar falhas”.

Para Araújo (1998) “é um conjunto de procedimentos aplicados sobre determinadas ações, objetivando verificar se elas foram ou são realizadas em conformidade com normas, regras, orçamentos e objetivos”. No entanto, segundo Cossa (2010), o conceito de auditoria é muito mais amplo, podendo ser referido como um exame crítico que tem a finalidade de avaliar a eficácia e eficiência de um departamento ou uma instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (210.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com