TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1975

Por:   •  25/7/2019  •  Abstract  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Curso de Ciências Sociais - Licenciatura

Docente: Geruza Vieira

Discente: Kristinne S. Chimenes Sanches

Fichamento

Referência da Obra: MILLS, Wright. A Promessa. In: MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1975.

Página

Citação

Autores presentes na citação

Livros presentes na citação

Locais listados na citação

Datas ou períodos arrolados na citação

Comentários, idéias e associações sobre o texto

9

“(...) tudo aquilo de que os homens comuns têm consciência direta e tudo o que tentam fazer está limitado pelas órbitas privadas em que vivem.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

O meio em que está inserido limita o pensar e o agir do ser humano.

10

“(...) Raramente têm consciência de complexa ligação entre suas vidas e o curso de história mundial;”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Estão dispersos daquilo que fazem parte ou do que poderão vir a fazer parte.

11

“O que precisam, e o que sentem precisar, é uma qualidade de espírito que lhes ajude a usar a informação e a desenvolver a razão, a fim de perceber, com lucidez, o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar acontecendo dentro deles mesmo.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Chamam de imaginação sociológica essa tal necessidade que se cria dentro do indivíduo que almeja com ânsia por mais conhecimento do meio que está inserido e a forma como contribui com tal.

11, 12

“(...) Dentro dessa agitação, busca-se a estrutura da sociedade moderna, dentro dessa estrutura são formuladas as psicologias de diferentes homens e mulheres.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Onde há uma transformação do desinteresse para uma participação com o meio que está inserido e suas questões sociais.

12

"(...) o individuo só pode compreender sua própria experiência e avaliar seu próprio destino localizando-se dentro de seu período; (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Para que haja qualquer despertar para a imaginação sociológica é preciso um entender da relação que há entre as questões pessoais com o a sociedade que vivo.

12

"(...) E pelo fato de viver, contribui, por menos que seja, para o condicionamento dessa sociedade e para o curso de sua historia, ao mesmo tempo em que é condicionado pela sociedade e pelo seu processo histórico."

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Entende-se que há um ligação direta entre o estrutural de uma sociedade com os seus indivíduos em si.

12

"A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas, dentro da sociedade. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

O que remete à citação anterior comprovando a ligação entre ambos os polos, ficando assim claro a relação que um influência no outro.

12, 13

"Nenhum estudo social que não volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações dentro de uma sociedade completou a sua jornada intelectual. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Neste temos a certeza de que para se completar tal estudo social é necessário analisar um todo, para que se efetive de fato o que está sendo trabalhado.

13

"(...) Pois essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a outra (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

A imaginação sociológica que permite o intermédio entre o individuo e a estrutura.

13, 14

"(...) É a capacidade de ir das mais impessoais e remotas transformações para as características mais intimas do ser humano - e ver as relações entre as duas. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

É a eficiência que a imaginação sociológica possui.

14

"(...) que por meio da imaginação sociológica os homens, esperam, hoje, perceber o que está acontecendo no mundo, e compreender o que está acontecendo com eles, como minúsculo pontos de cruzamento da biografia e da história, dentro da sociedade. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Desde sempre até os dias atuais, mesmo que em um senso comum, existe este anseio por averiguar e entender qual a relação entre questões pessoais com o que ocorre a minha volta em maior âmbito.

14

"(...) Sua capacidade de surpresa volta a existir. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

E mesmo que ao entender um ponto, surgirá outros e não será sua vivência de forma linear, mas com inúmeras surpresas ao decorrer do todo.

14

"As perturbações ocorrem dentro do caráter do individuo e dentro do âmbito de suas relações imediatas com os outros; estão relacionadas com o seu eu e com as áreas limitadas da vida social, de que ele tem consciência direta e pessoal. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Essas tais surpresas geram perturbações privadas, que colocam em questão seus valores e suas vidas, levando-os a pensar no exato momento qual a relação existente entre si e a estrutura atual.

15

"(...) Relacionam-se com a organização de muitos desses ambientes sob a forma de instituições de uma sociedade histórica como um todo, com as maneiras pelas quais os vários ambientes de pequena escala se confundem e se interpretam, para formar a estrutura mais ampla da vida social e histórica. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Mas não somente questões pessoais são colocadas em ameaças, mas instituições em geral também e nesse caso a questão é o que cada instituição ameaçada representa e como tais ameaças influenciam de forma efetiva.

17

"Aquilo que experimentamos em vários e específicos ambientes de pequena escala, já o observei, é com frequência causado pelas modificações estruturais. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Então pelo muito observar ambientes isolados percebe-se a ligação com as estruturas em si, estando diretamente relacionada;

17

"(...) E o número e variedade dessas modificações estruturais aumentam à medida que as instituições dentro das quais vivemos se tornam mais gerais e mais complicadas ligadas entre si. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

E, portanto, cada vez mais as instituições estão interligadas, fazendo que cada vez mais a estrutura social esteja consolidada entre si, dificultando ou facilitando suas modificações.

17

"Quais as principais questões públicas para a coletividade e as preocupações chaves dos indivíduos em nossa época? (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

O pensar sobre o que é essencial para uma sociedade pode dar o exato rumo para estudos necessários;

17

"(...) Tanto no caso da ameaça como do apoio, devemos indagar que contradições de estrutura mais destacadas podem existir na situação."

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Quando algo necessário se mantem estável é um bem estar, diferentemente de quando se é colocado em ameaçado que se torna crise, e independentemente de qual seja é importante para a consolidação de uma estrutura.

18

"(...) que não tenham consciência de quaisquer valores estimados, mas ainda sintam agudamente uma ameaça. Experimentam, então, a inquietação, a ansiedade, que, se for bastante forte, torna-se uma doença mental e não especifica."

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Quando não se é identificado nem um bem estar ou uma crise, surge a apatia, mas há casos em que não identifica nenhum nem outro, mas sente a ameaça que a inquietação;

18

"(...) há com frequência a miséria da inquietação vaga; ao invés das questões explícitas, há com frequência o sentimento desanimador de algo que não está certo. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

E com inquietação constante e sem um propósito não há um sentido se tornando assim em vão, gerando apenas desconforto sem um por quê.

20

"Hoje, a principal tarefa intelectual e política do cientista social (...) é deixar claro os elementos da inquietação contemporâneas. (...)"

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Usando a ferramenta importante, que é a imaginação sociológica, a CS usa a seu favor, para que possa haver de certa forma uma evolução intelectual para entender as questões atuais.

20

“Em toda idade intelectual, um estilo de reflexão tende a tornar-se o denominador da vida cultural. (...)”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Porém, cada vez mais esse condutor da vida cultural, se torna mais volátil pendendo seu fim intelectual focando cada vez mais no jogo cultural.

21

“A predominância de um denominador comum não significa, decerto, que não existam outros estilos de pensamento ou formas de sensibilidade. (...)”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Há portanto um denominador comum intelectual, que dá um rumo aos pensamentos e guias as pesquisas, não excluindo outros denominadores, mas abrangendo um geral social.

21

“A imaginação sociológica se está tornando, creio, o principal denominador da nossa vida cultural, e sua característica marcante. (...)”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Percebe-se então as grande importância de relação entre o individual e o coletivo, que por vezes é descartado mas pode explicar muito das questões sociais e estruturais.

22

“(...) Não é apenas uma qualidade de espírito (...) é a qualidade, cujo uso mais amplo e mais desembaraçado nos proporciona a perspectiva de que todas essas sensibilidades – e na verdade, a própria razão humana – virão a desempenhar um papel maior nas questões humanas.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

As necessidades e vivencias atuais são um condicionamento para o futuro de como e por quê se tornaram políticas sociais a se pensar e resolver.

22

“(...) E hoje, nessas sociedades, a ciência – o principal instrumento de tal conquista – está desorientada, sem objetivo e necessitando de uma reavaliação.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

O ser, a vivência, os sentimentos e tantas outras inquietações singulares começam a desestabilizar o que se é chamado de ciência física, pois estudos e pesquisas estão levando mais em consideração as questões pessoais – imaginação sociológica – do que questões físicas.

23

“(...) O desenvolvimento cientifico das armas bélicas pode levar à “necessidade” de uma redisposição política do mundo – mas tal “necessidade” não é, ao que se pensa, passível de solução apenas pela ciência física.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Há sempre questões sendo reavaliadas e revistas, e essa subjetividade faz com os conceitos de necessidades fiquem turvos a ponto de criar conceitos ou soluções que muitas ficam inviáveis ou para aplicação pessoal ou estrutural.

23

“Muito do que se considerava com “ciência” passou a ser visto hoje como uma filosofia dúbia; muito do que se considerava como “verdadeira ciência” frequentemente nos proporciona apenas fragmentos confusos das realidades entre as quais vive o homem. (...)”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

E por questões como essas pontos foram desvalorizados e outros enaltecidos, fazendo com que assim se tornasse complicado a análise do que seria realmente ciência em um âmbito físico ou filosófico.

24

“(...) Anseiam por fatos, buscam-lhe os sentimentos, querem um “retrato maior” no qual possam acreditar e dentro do qual se possam compreender. (...) E não os encontram facilmente na literatura de hoje. Não importa se essas qualidades deveriam ser encontradas ali – importa é que, com frequência, não o são.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Por conta de tudo o que ocorreu e vem ocorrendo focos são facilmente alterados e o que antes era imprescindível hoje já torna-se irrelevante fazendo que anseios anteriores ainda sim seja procurados em leituras atuais.

26

“A “ciência social” consiste, é claro, daquilo que os cientistas sociais, como tal reconhecidos, estiverem fazendo em determinado momento – mas nem todos estão fazendo a mesma coisa, na verdade, nem mesmo coisas parecidas. (...)”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Sendo assim claro que não há uma padronização do ser e do fazer, mas sim apenas uma ferramenta podendo ser utilizada no meio dos estudos sociais para uma ampla área a ser trabalhada.

27

“(...) Não obstante, talvez a apreensão seja mais aguda entre os cientistas sociais, porque perspectivas mais amplas guiaram grande parte do trabalho anterior, em seus campos e devido à sua natureza dos assuntos de que se ocupam e à necessidade urgente de um trabalho significativo.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

O tamanho da amplitude de pesquisas anteriores gera conflito para futuras pesquisas, fazendo que assim surja evidentes questões que dificultam novas e significativas pesquisas.

28

“(...) então os problemas morais do estudo social – o problema da ciência social como uma questão publica – serão identificados, e a discussão se tornara possível. Haverá maior autoconsciência generalizada – o que é, decerto, uma condição preliminar para a objetividade, no empreendimento da ciência social como um todo.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Como um todo o objetivo tem levar o leitor para uma autoanalise para que juntos torne possível a utilização correta das ferramentas e das propostas colocadas em questão sendo assim útil e de maneira eficaz.

29

“(...) o que se conhece como Sociologia tornou-se o centro de reflexão sobre a ciência social. Tornou-se o centro de interesse pelos métodos, e nele encontramos também o mais extremado interesse pela “teoria geral”. (...)”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

É então o estudo pela sociedade e por aquilo que ela produz e vivencia. Sendo guiado e orientado por tudo aquilo que compõe o social.

30

“(...) Ocupa-se, em suma, com uma visão bastante estática e abstrata dos componentes da estrutura social, num nível de generalidade bastante elevado.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

Simplesmente pela categorização e classificação dos indivíduos dentro da sociedade.

31

“(...) O perigo é que em meio dessa abundancia sociológica, outros cientistas sociais se tornem tão impacientes, e os sociólogos com tal ansiedade de “pesquisa”, que percam o controle de um legado realmente valioso.”

MILLS, Wright

A Imaginação Sociológica

A ânsia por quantidade e a ansiedade pode levar a desvalorização do real conteúdo significante da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com