TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ética na Sociedade Moderna

Por:   •  24/6/2022  •  Dissertação  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

                [pic 1]

Ação: EFA NS 19/2021

Formadora: Florbela Fernandes

Tema: CP5b Deontologia e Principios Éticos

Data: 30/05/2022

Formando: João Ribeiro

A importância da ética na sociedade atual

A ética é a pedra chave na abobada da nossa sociedade moderna, sem ela, em pouco tempo poderemos testemunhar o desmoronar da nossa sociedade e do nosso modo de vida.

Os valores éticos, tais como honestidade, transparência, civismo, cidadania, nem sempre são postos em prática, porque no fundo o ser humano ainda tem incutido nos seus genes, o instinto de sobrevivência, herdado, dos nossos antepassados e passados de geração em geração.

Instinto esse que nos faz por vezes ignorar os nossos princípios éticos, em prol da nossa própria sobrevivência, ou dos nossos próprios interesses, resumindo-se a questão, a fazer o que é certo e correto, ou fazer o que não nos prejudica, decisão que por vezes nem sempre é nem obvia, nem fácil de tomar, o atrito provocado pelo instinto de sobrevivência, obriga-nos a um esforço superior e forte convicção, para tomar as decisões certas do ponto de vista ética.

É fácil falar de ética quando não somos afetados pelas consequências dessas ações, na sociedade atual observamos um certo descaso pelo fazer o que é certo, e quando o fazemos muitas vezes esperamos receber algum tipo de recompensa, desde um simples elogio a um presente.

O afastamento das pessoas dos relacionamentos pessoais relacionado com o aumento dos relacionamentos virtuais promovido pelas novas tecnologias e redes sociais, onde as pessoas constroem as suas próprias utopias, e nelas vivem, numa pobre imitação da vida, contribui de forma negativa no alheamento aos valores éticas e de bons costumes, onde primeiro se tiram fotos e fazem vídeos dos acidentes, e se partilham nas redes sociais, como se atores e protagonistas fossem, em vez de prestar o devido e necessário socorro.

A ética nos locais de trabalho, por sua vez tem sido um assunto a que as grandes empresas e corporações, e os organismos estatais, estão atentos, tendo sido promovido e estabelecido vários códigos de conduta e ética profissional, que são seguidos e implementados pela grande maioria dos profissionais em causa, no entanto existe e sempre existirão exceções a regra.

Hoje em dia a responsabilidade social, passou a ser um dos valores obrigatórios para muitas empresas, devolver a sociedade, parte daquilo que recebe, investindo nas comunidades onde estão implantadas as empresas, participando, seja na construção de escolas, hospitais, centros sociais, em programas de apoio sociais, promovendo a integração social e económica da população.

A adoção de códigos de condutas nessas empresas, transmite esses mesmos ideias para os seus funcionários e colaboradores, que por sua vez irão também naturalmente transmiti-los as pessoas com quem contatam e se relacionam.

Poderá ainda demorar alguns seculos, mas acredito que os ideais de uma sociedade igualitária, que valoriza o aprimoramento pessoal em prol da sociedade, em que a pobreza será eliminada, habitação, alimentação e cuidados de saúde estarão ao dispor de todos, e em que a ambição e ganância pela acumulação de bens materiais não seja uma prioridade, serão objetivos adquiridos e concretizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com