TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  3.336 Visualizações

Página 1 de 18

 TEXTO 1

A natureza da ciência. Cap 1 de Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, Antônio Carlos Gil, pp. 20-26.

Exercícios 1 e 3

  1. Considere como o tema vida é analisado diferentemente por filosofos, cientistas, poetas, sacerdotes e pessoas comuns

O tema vida seja ele sobre o sentido da, suas nuances, ou que seja um conjunto de ferramentas e conhecimentos necessários para estar nela, faz parte do processo de aprendizado e da transmissão de cultura que permeia a existência do homem.

Sendo assim o tema vida será analisado por todas as casas/tipos/vertentes de conhecimento existente, e somos apresentados a elas desde o nosso nascimento e recebemos durante toda a nossa jornada informações a cerca de ou que nos acrescente sobre.

Filosofos podem analisar a vida como a existência e sendo ela então uma consequência lógica do pensar – Penso, logo existo de René Descartes – ou como um movimento de transição entre o saber e a busca da verdade absoluta. São várias as vertentes filosoficas que definem a vida e nos questionam sobre sua finalidade ou sua finidade.

Cientistas, dependendo de seu campo, podem analisar a vida como fenomeno quimico, biologico ou que seja fisico, levando os corpos e os atomos que nos constituem em consideração.  É Podem nos explicar como nosso corpo e nossos movimentos são junções de fenomenos de todas as ciências citadas acima, ou seja, a vida nada mais seria do que moleculas, atomos e celulas em ação.

Poetas podem analisar a vida pelos sentimentos que, segundo eles, a permeiam, seja amor, raiva, orgulho, dor, esforço, todos narrados em histórias, verbetes e romances.

A religião vai analisar a vida de forma mística, associar a um evento cosmico ou milagroso, basear sua construção em algo maior que a propria vida que nos cabe à compreensão. Vai fundar suas bases no paranormal ou no conceito de divino, transformando a vida em dádiva.

Pessoas comuns, e aqui tiramos as referencias de autoridade na maioria dos casos, acabam por se valer de um conjunto de todas as explicações acima. São o fim de uma linha de conhecimentos, culturas e observações passadas e repassadas, muitas vezes de forma obrigatória, a todos os homens em processo de crescimento e aprendizado.

  1. Analise a expressão: “A ciência, ao contrário de outros sistemas elaborados pelo homem, reconhece sua capacidade de errar.”

Segundo o autor a ciência pode ser considerada como uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada, leis que regem os fenômenos. Tendo como suas características essenciais ser uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verifícavel e falível.

A questão de admitir sua capacidade de errar advém do método científico, do processo de experimentação e análise e, principalmente, da ligação inerente aos processos de lógica racional e de matemática. Isso significa reconhecer que dados e análises podem ser modificados, acrescentados, falhos ou incompletos, ou seja, influenciando em uma conclusão erronea/falivel ou, em outros casos, que se modifica com o tempo e novos fatores inseridos ao contexto da pesquisa/fato/fenomeno em questão.

Ao admitir o erro a ciência permite-se ser mutável, além disso, permite alterações em seus fatores e fenômenos analisados, confirmando que todos podem ser passíveis de novas proposições, novos elementos, agentes e participantes que podem interferir em suas verificações e descrições. O conhecimento, tal como é compreendido pela ciência, é eternamente construído, alterado, acrescido e modificado, sempre temos algo a aprender e analisar.

Os Métodos das Ciências Sociais. Cap 2 de Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, Antônio Carlos Gil, pp. 27-27.

Exercícios 2 e 4

  1. Formule problemas de pesquisa social que possam ser pesquisados mediante a utilização do método experimental

Creches em empresas modificam a rotina de mulheres com acesso a serviços domésticos terceirizados, como por exemplo, babás?

Em um grupo de 40 mulheres entre 20 e 40 anos, moradoras da zona sul do Rio de Janeiro, pertencentes à classe B, com filhos e que empregam babás - Inserção de creches em suas empresas/escritórios.

        A teoria marxista pode modificar relações de trabalhos?

Um grupo de 50 trabalhadores, entre 25 e 45 anos, pertencentes à classe C, com grau de instrução menor que o ensino médio completo, em funções e cargos não maiores que assistes – Inserção de aulas, debates e seminários sobre a teoria marxista.

        Crianças com educação religiosa tendem a ser mais rigorosas em seus grupos e comportamentos, a religião é uma doutrina reversível?

Dois grupos com 10 crianças entre 3 e 8 anos, divididas igualmente entre sexos, pertencentes à classe C, separadas e observadas durante 3 anos – inserção da educação religiosa em apenas um grupo.  Após os 3 anos a educação religiosa troca de grupo e o grupo que a recebeu recebe instruções para questionar.

4) Critique a afirmação de Poincaré: “A sociologia é a ciência que possui mais métodos e menos resultados.”

        Por ser criticada principalmente pela instabilidade de seu objeto de estudo, a sociedade e o homem, a sociologia tende a se especificar em metodologias que possam minunciosamente conter as instabilidades ou, propositalmente, diminuir ou adiantar suas variáveis. Ou seja, uma ciência que lida com um leque tão abrangente e heterogeneo precisa estabelecer situações e formas de analisar seu objeto com as métricas e métodos mais coerentes possíveis.

        Para se solucionar, analisar ou apenas pequisar um problema sociologico é preciso considerar todas as suas várias, isolar grupos, utilizar de metodologias diferenciadas para, por muitas vezes, alcançar uma resposta pequena, mas de grande valia e segura, pelo menos, em si e em seu caminho de resolução.

        É de se esperar que cientistas de outras áres, não tenham o costume, ou não validem este tipo de “multi meios” para um único fim, mas a ciência é conhecidamente sistemática e deve ser verificável, mas nunca limitando seus métodos de verificação, o que quer dizer que as ciênciais sociais e qualquer outra ciência tem como pressuposto utilizar um número sem fim ou próximo a isso de verificações se disto se vale a conclusão do problema ciêntifico.

TEXTO 2

A Pesquisa Científica – Denise Tolfo Silveira e Fernanda Peixoto Córdova. Unidade 2 do Módulo EAD Métodos de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo, organizadoras, pp. 31-42

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com