TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MINORIAS E A MÍDIA

Por:   •  17/4/2018  •  Seminário  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

SEMINÁRIO: MINORIAS E A MÍDIA

1. EMPODERAMENTO FEMININO

O feminismo é um dos grupos que são uma minoria na sociedade. A apariencia da figura feminina na mídia é menor do que a masculina, como por exemplo, no cinema. Nas propagandas, a mulher é tratada como brinde, imbecil ou hiper sexualizada. Apesar disso, encontramos marcas que lutam pela voz feminina, como é o caso da Lojas Marisa, que está ciente da questão e criou um site personalizado e interativo que entretén, e você pode montar looks, comprar, etc. As empresas e marcas estão se adecuando a essa nova maneira de pensar; a mulher deixa de ser vista como um objeto, e no cinema cada vez ganha maior destaque. A mídia se torna cada vez mais, aliada do objetivo do empoderamento feminino, beneficiando essa minoria criando opiniões e modificando os estereótipos definidos.

2. DEFICIENTES FÍSICOS E A INCLUSÃO

Uma pessoa com deficiência física é aquele que sofre uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Essas pessoas são vistas como coitados, pobrezinhos, com dificuldades, etc. 1

Isso acontece por causa da pouca informação e conhecimento que a sociedade tem sobre essa minoria. Atualmente, há facilidades para essas pessoas, como a acessibilidade em locais e estabelecimentos. Mesmo assim, ainda há um longo caminho a percorrer, já que em muitos lugares, como ruas, espaços públicos, etc., eles não têm essa acessibilidade. Na mídia, esse coletivo só aparece na propaganda institucional sobre pessoas fisicamente incapacitadas e muitas vezes é representado de forma negativa.

Temos dois exemplos de publicidade:

  • Associação brasileira de reabilitação (1995)
  • Rasgue o seu preconceito deficiente (1980)

3. NEGROS E O COMBATE AO RACISMO

Atualmente, o racismo segue existiendo, e também na mídia. Esta minoria é discriminada apenas pela cor de sua pele. Pode-se dizer que, pouco a pouco, esse preconceito está diminuindo, já que anteriormente era muito maior. Existem empresas como a Apple, que fazem a diversidade racial, e não apenas nos anúncios, mas também a aplicam na empresa.

4. SEM TETOS E DIREITO A MORADIA

É um fato que há pessoas sem teto, mas a cada ano elas aumentam, e vivem em condições muito ruims. Muitas dessas pessoas são tratadas como se fossem invisíveis por causa da pouca informação que receberam sobre elas. Os principais fatores que levam à situação da rua são: desemprego, conflitos familiares e álcool e drogas.

Existe um preconceito de que os moradores da rua sejam pessoas viciadas em álcool ou drogas ou simplesmente que não querem trabalhar, quando, na realidade, representam apenas 30% do total. Na cidade de Curitiba existe o projeto "Rango de rua", que oferece comida a essas pessoas.

Campanhas como "Nos" também foram realizadas, com celebridades e moradores da rua. A marca de roupas de Riachuelo, fez uma camisa com o texto "I believe in good people" por 29 reais, embora isso não tenha sido muito útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com