TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magia do Antropólogo

Por:   •  21/8/2019  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha – A Magia do Antropólogo

A etnografia é um método de pesquisa utilizado, mais predominantemente, pelas Ciências Sociais, geralmente, mais requisitado pela disciplina de Antropologia, onde o foco fica mais centralizado no estudo da cultura e no comportamento de alguns grupos sociais. Ao pé da letra, a palavra Etnografia significa, descrição cultural de um povo.

Esse método tem tido uma ascensão fora das próprias Ciências Sociais, como por exemplo, no universo corporativo, como em empresas e agências que têm seu trabalho voltado para o campo das mídias sociais, com isso, esse método passa a ter um diferencial fora do universo acadêmico, voltado para muitas formas de análise e relatórios.

A pesquisa etnográfica, basicamente, está concentrada na descrição de um povo, esse método surgiu no fim do Século XIX e início do Século XX, tal método nasceu em decorrência da necessidade que os pesquisadores tinham em tentar, de forma mais profunda, adequada e específica, entenderem comunidades e grupos sociais. Assim, os pesquisadores da daquele período chegaram à uma conclusão, a de que somente o real contato em campo poderia trazer uma melhor descrição e entendimento da cultura de um povo. Até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade.

Após a breve exposição do método etnográfico e do que o mesmo trata, surge algumas dúvidas, o termo “cultura” é muito abrangente, e o antropólogo seguindo o método etnográfico teria como trabalhar esse tema sem se encontrar em um “guarda-chuva” que abriga tantos fenômenos? Se isso acontece, como trabalhar o seu tema levando em consideração a forma como cultura é conceituada? Consideremos esse “guarda-chuva” como a forma que a cultura é conceituada, nesse caso, a grande dificuldade não seria sobre qual o conceito devemos reescrever, e sim, sobre qual conceito devemos fazer isso dentro do texto etnográfico, definindo assim nosso objeto de estudo e como ele contribuiria para o desenrolar de toda a pesquisa etnográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com