TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação E Os Processos De Ensino E Aprendizagem

Trabalho Escolar: A Motivação E Os Processos De Ensino E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 3

Motivação tem relação com ação, movimento. E estudar a motivação possibilita conhecer o que nos faz caminhar em busca de nossas metas.

No ambiente escolar, muito se discute sobre a influencia da motivação, pois nela professores e alunos têm estímulos considerados favoráveis no ensino e na aprendizagem e, sem ela, a aprendizagem dica dificultada. Aprendizagem e motivação têm uma relação recíproca, e o maior desafio para a eficácia do ensino é a falta de motivação dos estudantes: a preocupação tem sido a de criar condições para que o aluno se sinta envolvido, persista nos seus objetivos e valorize os estudos.

Aos olhares dos behavioristas, estudar apenas quando se está em busca de premiações consiste numa aprendizagem não duradoura, ou seja, o estudante rapidamente esquece o que foi aprendido, pois não teve relevância para a sua vida, apenas para o momento.

Na teoria cognitivista, entende-se que o homem racional toma suas decisões de maneira consciente, baseando-se em suas crenças e informações que possui, portanto, quando ele se percebe eficaz, melhor executará suas ações, utilizando ao máximo sua competência. Então para motivar uma pessoa, deve-se identificar em qual categoria ela mais precisa ser ajudada e suprir essa necessidade. Na escola, por exemplo, um aluno pode se sentir desmotivado por estar com fome. Ele deve ser alimentado.

Na psicanálise, nossas ações vêm do inconsciente, baseadas em experiências vividas na infância, que acabam influenciando na maneira como nos comportamos em meio à sociedade. Por exemplo, um aluno pode não conseguir aprender uma matéria mas aprende as outras. Isto pode ocorrer porque o primeiro contato dele com essa matéria foi dificultoso e bloqueado em sua mente.

Não é uma tarefa simples a do professor: conciliar a aplicação das tarefas com prazos a cumprir, as reais necessidades e dificuldades de toda a diversidade de alunos. Depende dele despertar a motivação de seus alunos, em tempos em que os mesmos estão em busca apenas de boas notas para concluir o ano letivo. Como despertar seu interesse? É necessário que o professor mostre ao aluno a importância que este percurso na vida escolar terá para sua vida. Para sua fase adulta. Visando o que se pode galgar na vida quando se tem boa instrução.

Mas nada disso é possível se o próprio professor não tiver motivação de passar o conhecimento a seus alunos. Ele deve ser bem preparado e seguro de seu papel. Ele precisa ser valorizado (inclusive financeiramente).

E o professor não deve de maneira alguma julgar ou aceitar julgamento de outros sobre algum aluno com histórico problemático. Nem desenvolver demais na aula apenas com aqueles alunos que já têm facilidade em aprender. Caso isso ocorra, quem está a frente permanecerá a frente, quem está atrás acabará fracassando nos estudos e possivelmente, na vida também.

A indisciplina do aluno pode ser caracterizada por alguma desmotivação. O professor deve rever sua metodologia para tentar envolver seus alunos nas aulas, reaver o que é atrativo para a sala de aula, e tirar (ou diminuir) do seu plano alguns procedimentos desestimulantes, como por exemplo, cópia de textos. Deve haver bastante dinamismo, pois a principal tarefa do ensino está em transmitir ao aluno aquilo que ele não é capaz de aprender sozinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com