TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Música na Aprendizagem

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.544 Palavras (19 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 19

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO[a]: UMA PESQUISA NA ESCOLA LAÍS SIDRIM TARGINO EM AQUIRAZ-CE

Resumo[b]: O projeto a seguir vem discorrer [c]sobre a importância da música no processo de ensino e aprendizagem na escola Laís Sidrim Targino na cidade de Aquiraz, com o intuito de descobrir como a música pode ajudar no dia a dia dos alunos nessa instituição educacional que tem ensino de música, mas não de uma forma efetiva, pois esse processo  educativo só ocorre próximo aos festejos do dia sete de setembro através da banda de fanfarra, e vale ressaltar que a pessoa que ministra essas aulas não tem formação acadêmica , os objetivos deste projeto de pesquisa é entender como o ensino de música pode ajudar no processo de aprendizagem alunos trazendo a música pra o cotidiano escolar dos mesmos as metodologias [d]usadas na pesquisa [e]foram bibliográficas e pesquisa de campo com entrevista feita a funcionários desta escola.[f]

Palavras chave: música, aprendizagem, escola regular.

Introdução

        Desde que comecei a lecionar nas escolas publicas das cidades de Aquiraz e Eusébio, percebi que nessas mesmas escolas a maioria dos gestores e dos docentes não entendem a música como uma matéria de ensino e aprendizagem de uma forma efetiva como formação de cidadania, de caráter politico, social e instrucional, mas sim como deleite ou somente para as festinhas que acontecem nessas instituições. Como a música [g]pode ajudar o processo de aprendizagem na escola regular?                                Para Kodály[h] a música colabora na formação total do ser humano, tornando parte de seu dia a dia na convivência social (ou profissional) daqueles que dela participam (Chosksy, 1974[i]). Com esse prisma percebo a importância da musicalização ou do ensino de música nesta escola, para que os alunos que lá estudam possam levar para as salas de aula, princípios básicos que o estudo da música proporciona, tais como concentração, percepção, coordenação motora, improviso, timidez e vários outros fatores que favorecem na formação e no processo cognitivo, psíquico e motor dos educandos.        [j]                                                                                Na escola aqui já citada [k]temos um ensino de música que se limita a pratica de banda de fanfarra e geralmente só acontece no final do primeiro semestre ate o inicio de setembro quando acontece o tradicional desfile do dia 7, então por que não efetivarmos essa pratica já que muitos autores afirmam a importância do ensino assim como Aristóteles. [l]                                                                                        Dessa forma já que os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, norteiam não só para o ensino de música e sim agregando outras artes como dança, teatro e artes visuais o tempo integral é uma ótima oportunidade para estabelecer esse vinculo musical entre os alunos e professores culminado num maior comprometimento das partes interessadas.         Com base nos argumentos aqui citados e na opinião de filósofos e de pedagogos musicais a música deve ser pratica comum entre nossas crianças de uma forma lúdica e pedagógica, assim surgem varias perguntas: Como a música pode melhorar o ensino dos alunos? Como se da o ensino de música na escola regular? Que mudanças ocorrem no comportamento dos discentes com as aulas de música? A aprendizagem musical auxilia no estudo de outras matérias?

Na aula passada estudamos como fazer uma introdução. Você deveria ter revisado a sua a partir do modelo que coloquei na lousa. Revise isso, por favor. Na dúvida, leia o capítulo do livro do Creswell que discute sobre isso. 

Objetivo Geral

O intuito da pesquisa e compreender como o ato do [m]ensino de música influencia o processo cognitivo aos[n] educandos no programa tempo integral da escola Laís Sidrím Targino na cidade de Aquiraz.

Objetivos específicos

  1. Desenvolver e melhorar a percepção auditiva e musical;
  2. Estimular a interpretação de sons de diversas naturezas;
  3. Vivenciar práticas musicais através do corpo e de instrumentos;
  4. Trazer para a escola músicas regionais como Cocó e Caninha Verde típicas da cidade de Aquiraz;[o]

Referencial teórico

De acordo com Queiroz (2014), os objetivos do ensino de música na escola formal têm gerado debates e pesquisas que nem sempre entram em acordo no âmbito da área musical, pois os pontos de vista diferem significativamente. Nesta realidade, é primordial entender que o ensino e a aprendizagem de música tem que ser definidos partir dos parâmetros e das culminâncias estabelecidas para a educação básica em geral. Sendo assim, as diretrizes vigentes é que regem a formação escolar do país.        [p]        As práticas docentes para o ensino de música tem uma diversidade significativa e tão abrangente quanto às músicas que existem no mundo, esse fator preponderante faz com que os tutores que trabalham com educação musical divirjam de uma multiplicidade de metodologias e pedagogias para o desenvolvimento de suas ações. É fundamental assim, que o professor esteja apto para novas descobertas musicais, imbuído em pesquisas de diferentes praticas musicais, atento ás diversidades pedagógicas que compõem a cultura e a criação de novos caminhos e comprometimento com a formação cidadã e humana dos indivíduos.                                                        Pesquisas relacionadas ao campo da música provenientes a partir da segunda metade do século XX destacam a importância dessa expressão artística para a sociedade como um todo enfatizando que o fenômeno musical é, ao mesmo tempo, universal e singular outro fator importante no processo de formação do ser humano é a relação que a música propicia a vida das pessoas externa e internamente, através da música são invocados uma variedade de sentimentos medos, alegrias, satisfação, entre outros[q].                 Da canção de ninar à cerimonia fúnebre, nos cultos de paz as citações para as guerras, permito-me dizer e concordar com Queiroz (2014) autor deste artigo que parafraseio que de[r] fato a música permeia a vida de todos os sujeitos, mais que isso, a música se confunde com a própria vida, de forma tão entranha nas memorias, nas religiões, nas festas, nas praticas de educação, que chega a ser quase inseparável da relação do ser humano com o mundo. Ora, se a música é inseparável da vida como podemos privar a educação de ter música?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com