TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova California

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

 Tudo acontece na cidade de Tubiacanga, um lugar tranquilo de aproximadamente três ou quatro mil habitantes, onde não se acontece nada há cinco anos, quando um certo dia tudo isso muda com a chegada de um novo morador na cidade, cujo nome é Raimundo Flamel. Todos na cidade ficaram curiosos a seu respeito, alguns achavam que era um fabricante de moedas falsa e outros que fazia parte de uma religião satânica.

 Bastos um homem de muito conceito e respeitado na cidade na qual era vereador, médico e boticário, concluiu após o pedreiro Fabrício ser contratado para construir um forno na sala onde Flamel residia, que o desconhecido devia ser um sábio e grande químico, ali vivendo para levar mais sossegadamente seus trabalhos científicos. Após algum tempo esse novo morador é admirado por sua generosidade e doçura no trato com as pessoas.

 Depois de certo tempo ele decidiu procurar as pessoas mais importantes da cidade para compartilhar uma informação importante. Estas pessoas são: o farmacêutico Bastos, o procurador Carvalhais e o Coronel Bentes. Flamel pede para que eles sejam testemunhas de uma grande descoberta que ele fez, transformar ossos de defuntos humanos em ouro. Em seguida desaparece misteriosamente. Após alguns dias, o cemitério começa a ser assaltado e as sepulturas profanadas. Monta-se uma guarda com moradores voluntários, que matam um dos profanadores “carvalhais” e prendem o outro “coronel Bentes”. Bentes revela o nome do terceiro: é o farmacêutico Bastos.

 Após o Senhor Bastos revelar o segredo, todos ficaram pensativos, causando o maior caos na cidade, população se agredindo, matando um ao outro para conseguir mais ossos no cemitério, o único que não se importava com tudo isso era Belmiro, um bêbado que aproveita o bar vazio para encher sua garrafa e sentar-se a beira do rio Tubiacanga. Raimundo Flamel continuou sumido sem revelar a fórmula que tanta confusão causou.

 O texto é uma narrativa satírica, mostra que o ridículo e a estupidez podem andar juntos em uma população. É uma paródia baseada na corrida do ouro dos Estados Unidos no final do século XIX.

 O livro mostra como o dinheiro pode influenciar e corromper uma pessoa de bem, quando a ambição é maior que tudo, uma cidade onde a muito tempo não havia casos de furto e roubo, assim como assassinatos, rapidamente se deixou influenciar por um forasteiro que veio não se sabe de onde e nem pra quê, afirmando que podia transformar ossos em ouro. Realmente uma sociedade na qual se deixou corromper, não se dando conta do grande risco que corriam, esquecendo seus princípios morais e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com