TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A California

Por:   •  13/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 17

Maria das Graças Freires Ferreira

N°29

2°TMA

Professor: Antônio

        

Trabalho de Inglês

Califórnia

                                                Índice

1.        Introdução                3

2.        História                4,5

3        Geografia                6

4.        Clima                7

4.1        Política                7

5.        Economia                8

6.        População                9

6.1        Cultura                9

7.        Educação                10

8.        Atualidades                11

9.        Curiosidades                12, 13,14

10.        Conclusão                15

11.        Bibliografia                16

                                           


Introdução

Localizada no extremo oeste dos Estados Unidos, a Califórnia é um dos maiores estados e o mais populoso. Localizado na região dos estados do Pacífico é o terceiro em superfície, superado apenas pelo Alasca e pelo Texas. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos e líder nacional na produção de produtos agropecuários.

Se a Califórnia fosse um país, passaria o Brasil e seria a 7° economia Mundial.

Conhecida como Golden State, que significa em português "estado dourado", pode ter recebido esse nome por causa da corrida do ouro de 1849, quando minas de ouro atraíram dezenas de milhares de pessoas de todo o país para a região. Outra possibilidade é uma referência à relva nativa do estado, que adquire uma cor dourada na estação seca.

                    [pic 1]

                                                                Bandeira da Califórnia

História

Antes da chegada dos europeus nas terras onde atualmente esta a Califórnia, existiam várias tribos nativas norte-americanas. Estimam-se aproximadamente 450 mil nativos.

João Rodrigues Cabrilho, um português que estava a serviços da coroa espanhola, foi o primeiro explorador europeu a pisar no litoral da Califórnia, ele desembarcou onde hoje está a baia de San Diego, em 1542. Em 1579, o inglês Francis Drake explorou o litoral da atual Califórnia, nomeando a região de New Albion, e desencadeando uma série de explorações.

A Califórnia foi colonizada também pelos russos, em 1810, eles permaneceram no estado até 1840.

Em 1821, houve o controle mexicano. Porém, em 1825, o governo mexicano iniciou a escolha dos governadores da província. Os governadores escolhidos pelo governo mexicano governavam de forma ditatorial, e eram impopulares entre a população da província. Uma grande manifestação popular em 1831 forçou o último destes governadores, Manuel Victoria, a renunciar, tendo a população da Califórnia ganho novamente o direito de escolher seus governadores.

O primeiro norte-americano a se instalar na Califórnia foi Jedediah Strong Smith, em 1826. Grandes números de norte-americanos passaram a instalar-se na Califórnia anualmente a partir da década de 1830. Os norte-americanos passaram a exigir que a Califórnia fosse anexada pelos Estados Unidos. O governo propôs a compra da província mexicana, mas a proposta foi recusada pelo governo do México. Em 13 de maio de 1846, o governo norte-americano declarou guerra contra o México, iniciando a guerra mexicano-americana.

Os norte-americanos venceriam a guerra em 1848, e a Califórnia passou a fazer parte dos Estados Unidos, sob os termos do Tratado de Guadalupe Hidalgo.

Grandes reservas de ouro foram encontradas no Vale do Rio Sacramento, alguns meses antes do fim da guerra mexicano-americana. Após o fim desta, dezenas de milhares de pessoas, vindas de outras partes do país, do Canadá e de países europeus, instalaram-se na Califórnia. A população da Califórnia saltaria de 15 mil habitante no início de 1848 para mais de 100 mil no final de 1849. A Califórnia se tornou o 31º estado norte-americano em 9 de setembro de 1850.

A Califórnia foi atingida por uma grande recessão econômica durante a década de 1870. A Califórnia foi um dos estados mais atingidos pela Grande Depressão da década de 1930. Não somente a Califórnia enfrentou os problemas das falências de inúmeras empresas, o fechamento de diversas facilidades comerciais e industriais, desemprego, endividamento dos fazendeiros, e miséria e pobreza da população, como também teve que enfrentar um grande número de migrantes vindos de outras partes do país: aproximadamente 1,3 milhão de pessoas instalaram-se no estado ao longo da década de 1930, vindas primariamente de estados agrários da região centro-oeste do país, em busca de emprego na Califórnia, que então era o único estado industrializado da região oeste norte-americana. O governo da Califórnia chegou a programar leis que proibiam que pessoas desempregadas vindas de outros estados se instalassem na Califórnia - tais leis, porém, foram consideradas inconstitucionais pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

O fim das leis de imigração discriminatórias contra grupos raciais minoritários, por parte do Congresso norte-americano, em 1965, e das leis estaduais discriminatórias contra grupos raciais minoritários no estado, causou o início de um grande fluxo de imigrantes asiáticos e mexicanos, que mudaram radicalmente a demografia da Califórnia. Crescente número de asiáticos e mexicanos instala-se no estado todo ano, fato que tornou a Califórnia uma das regiões mais multiculturais do mundo. Ainda no mesmo ano, a Califórnia tornou-se o estado mais populoso dos Estados Unidos, superando Nova Iorque.

Em 1984, o inglês foi declarado o idioma oficial da Califórnia.

Geografia

A Califórnia esta entre o Oceano Pacífico, o estado de Oregon, Arizona e Nevada.

A topografia do estado é diversa, e inclui um grande vale central, altas montanhas, desertos quentes e secos e diversas florestas. Com uma área de cerca de 420 mil quilômetros quadrados, a Califórnia é o terceiro maior estado norte-americano.

Localizado numa região geologicamente ativa, a Califórnia possui muitos vulcões, muitos deles ativos; o estado é famoso pelos terremotos, que ocorrem na região graças à presença da Falha de San Andreas. O litoral da Califórnia possui 1.352 quilômetros de comprimento. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para 5.515 quilômetros. Florestas cobrem cerca de 40% do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (512.6 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com