TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Califórnia Resenha

Artigo: A Nova Califórnia Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  2.684 Visualizações

Página 1 de 2

A Nova Califórnia, de Lima Barreto.

Lima Barreto (1881 – 1922), é considerado uma dos maiores autores literários brasileiros. Criticava ferozmente a República Velha do Brasil, e entre suas obras estão “O triste fim de Policarpo Quaresma”, “O homem que sabia javanês”, e o conto “A nova Califórnia”. Esta última é uma sátira ferrenha ao comportamento e ambição dos brasileiros. Ela mostra que o ridículo e a estupidez podem andar juntos em uma população. Ele faz uma paródia baseada na corrida do ouro dos Estados Unidos, que aconteceu no final do século XIX

A história se passa na cidade de Tubiacanga, Rio de Janeiro, três mil habitantes, que recebe um morador, Raimundo Flamel que intriga a todos com seu comportamento estranho. Após algum tempo as pessoas começam a adimira-lo devido a sua generosidade e sua doçura. Raimundo procura as pessoas mais importantes e respeitadas do lugar: o farmacêutico Bastos, o procurador Carvalhaes e o Coronel Bentes para que testemunhassem sua grande descoberta, ele alega ser capaz de fabricar ouro, tendo ossos humanos como matéria prima.

Em seguida desaparece misteriosamente. Após alguns dias, o cemitério começa a ser revirados e profanados Monta-se uma guarda com moradores voluntários, que matam um dos profanadores [ carvalhaes] e prendem o outro [ coronel]. Bentes revela o nome do terceiro: é o farmacêutico Bastos. Revelado o mistério, as pessoas vão para suas casas.

Aos poucos, com o passar das horas, a cidade parece voltar à calma. Estão dormindo. Mas qual!... Sorrateiramente os habitantes dirigem-se ao cemitério e buscam reunir a maior quantidade possível de ossos para produzir ouro. Moças sonhadoras e orgulhosas de sua brejeirice, senhoras compenetradas, homens respeitáveis, funcionários públicos, comerciantes e humildes trabalhadores engalfinham-se e escarafuncham as sepulturas em busca da preciosa mercadoria. As máscaras são desvendadas, cada um com sua essência desprezível, reprovável e nem sequer sonhada pelos demais. O tumulto termina em baderna, agressão e mortes. O único a escapar do ridículo da situação é o bêbado contumaz de Tubiacanga que, embriagado com o álcool, não se dá conta ou não quer se envolver em algo tão desumanos .

O farmacêutico foge sem revelar o segredo de se transformar ossos em ouro.

O texto mostra que quando o assunto e dinheiro,principalmente ouro ate as pessoas mais respeitáveis perdem seu valor. Lima Barreto mostra que as aparências enganam pois o habitante com menos valor que seria o bêbado e o único que não participa de algo tão mesquinho e rigorosamente material, e os três com mais respeitados ( o farmacêutico Bastos, o procurador Carvalhaes e o Coronel Bentes) são os primeiros a revirarem os túmulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com