TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA UM SONHO SEM FIM

Por:   •  15/5/2015  •  Artigo  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

NTRODUÇÃO

PEDAGOGIA UM SONHO SEM FIM


Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. O voluntariado, então, pressupõe o compartilhar, e não o descartar as sobras do cotidiano. (Suzana Maria de Conto, professora USP)


Esse pensamento é bastante pertinente ao escolher uma ONG "Crescendo e Renovando” para realização do estágio em espaço não formal, localizada no endereço: RUA G, 85, VISTA ALEGRE, IBIRITÉ – MG, CEP. 32.400-000 CNPJ: 10.240.936/0001-43, tendo em vista a possibilidade de o estagiário ter contato direto com situações reais que lhe permitam observar, analisar e participar do processo de ensino-aprendizagem e colocar em prática um trabalho que só é possível ser realizado com os demais participantes, como o Presidente da ONG, a Coordenadora Educacional, a Pedagoga, contando com mais quatro Professores e seis Voluntários.


O espaço utilizado para a realização das atividades da ONG é a Associação Comunitária do Bairro Vista Alegre e a quadra de esportes da Escola Municipal de barreirinho, pois a ONG ainda não tem sede própria. A ONG disponibiliza de duas Salas, uma quadra coberta com vestiário feminino e masculino, uma Biblioteca, uma Sala de Informática, Secretaria, Diretoria, uma Cozinha e Refeitório, três Banheiros (feminino, masculino, deficientes) e um Pátio interno. Oferece Cursos profissionalizantes, apoio escolar e práticas artísticas e esportivas. 

A ONG realiza trabalho social sem fins lucrativos e conta com o apoio de trabalho voluntário e de doações para aquisição de material e equipamentos tendo como objetivo, oferecer acessibilidade para crianças e adolescentes carentes através de cursos profissionalizantes, práticas esportivas e artísticas.


Com as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea que enfatiza compromissos com a inclusão social, percebemos a direta repercussão nos processos formativos dos profissionais da educação, no caso específico, no Curso de Pedagogia, onde se pode atuar em diferentes áreas, como a citada e escolhida, dando oportunidades e ajuda pedagógica aos menos desfavorecidos exercendo não só a função de Pedagogo, mas sonhando e conquistando uma sociedade mais igualitária. 
 

DESENVOLVIMENTO

A pesquisa do IV Estágio na ONG "Crescendo e Renovando" teve como objetivo na primeira visita, coletar dados para a elaboração da Regência. 

As informações foram anotadas e algumas entrevistas realizadas para se inteirar do funcionamento e função de alguns profissionais onde, foram gravadas com permissão da Pedagoga Crislene, para elaboração do trabalho. 

A coleta desses dados ocorreu no dia 30 de Abril de 2011 as 09: horas onde se inicia as atividades da ONG que, se encerra às 11h30minh o qual foi nossa permanência nesse primeiro dia, sendo que a ONG, no sábado continua suas atividades no2º turno das 14h00min às 16h30minh.

A ONG atende 58 crianças e adolescentes da comunidade considerada carente e observou-se que o principal objetivo do trabalho da ONG é possibilitar a todos da comunidade envolvida o acesso a educação, ao esporte e a arte, sem discriminação, por isso a Educação Inclusiva também faz parte da idealização do projeto.

Hoje no projeto são oferecidas as seguintes atividades: Esportivas: futebol e capoeira; Artísticas: pintura em tecido, arte em jornal, dança de rua e balé; Educativas: aulas de reforço escolar; Profissionalizante: Informática 

A ONG conta com a colaboração de uma pedagoga, a qual foi entrevistada e sanadas as dúvidas pertinentes de cada momento, quatro professores para a realização das atividades e conta com o apoio de seis voluntários. 

Os projetos desenvolvidos visam integrar crianças e adolescentes em atividades enriquecedoras e para o convívio social afastando-os da ociosidade e da criminalidade.


No dia 05 de Maio de 2011 no 1º turno das 09h00min às 11h30min se deu a continuidade e foi observado que apesar das limitações de espaço e recursos, os professores não medem esforços em oportunizarem a essas crianças e adolescentes o acesso ao esporte, lazer, educação e a arte.

É servido o café da manhã, logo são ministradas aulas de reforço, utilizando o próprio material da escola municipal local para sanar dúvidas e ajuda de para casa, e nesse dia teve aula de Capoeira e em todas as atividades desenvolvidas a pedagoga faz o trabalho de apoio a fim de utilizar metodologias pedagógicas na realização das mesmas para se ter um bom aproveitamento para a contribuição da formação individual e social da criança envolvida no projeto.


No dia 06 de Maio, o estágio também ocorreu no 1º turno, algumas crianças são encaminhadas para sala de reforço onde, esse procedimento se dá todos os dias e toda a sexta feira tem futebol para os meninos e balé para as meninas.

A Presidente da instituição cedeu sua entrevista com o objetivo de mostrar o seu papel dentro da ONG, além de mostrar sua função dentro do cargo que exerce. A entrevista ocorreu sábado 07 de maio de 2011 no 1º turno. As principais razões para estar na Presidência da ONG foram o desafio de buscar melhorias para a comunidade e oferecer as crianças e adolescentes atividades enriquecedoras para a formação cidadã. As principais dificuldades que aponta dentro da presidência é conseguir recursos financeiros para investir nos trabalhos sociais da ONG.

Suas atribuições como Presidenta da instituição é representar a ONG perante os órgãos, fiscalizar, administrar e buscar recursos para a mesma.

Na segunda feira, dia 09 de Maio de 2011, observamos o maravilhoso trabalho realizado por um voluntário de Arte em Jornal, são fabricados pelas crianças que escolheram essa aula, lindas cestas, porta retratos e outros enfeites feito com jornal, cola e muita paciência e alguns alunos tem aula de informática o qual é o cronograma da instituição realizar essa aula todas as segundas feiras, foi observado que é a aula que mais tem freqüência e quantidade de alunos. No momento da aula a professora de informática da instituição cedeu sua entrevista com o objetivo de mostrar o seu papel dentro da ONG, além de mostrar sua função dentro do cargo que exerce.


A professora tem a formação em Pedagoga e está no cargo através de contrato feito pela prefeitura do município pela secretaria de esporte e Cultura pela lei de incentivo à cultura e ao exercício da cidadania. Suas principais atribuições dentro do cargo é ministrar aulas de informática dentro do projeto “Inclusão Digital”, oportunizando crianças e adolescentes, 
incluindo crianças com necessidades especiais, o acesso a informatização. Suas principais dificuldades é disponibilizar mais vaga no projeto de vido o espaço físico utilizado e aquisição de mais computadores. A professora finaliza a entrevista que realiza um bom trabalho e que acha importante a inclusão dentro dos espaços sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com