TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLITICA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEA

Por:   •  13/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

        Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe

                        Ano Lectivo 2016/2017

                 Curso de: Relações Internações

        Disciplina: Política Internacional Contemporânea

Titulo:  Avalie e Compare as consequências do final da Guerra Fria para França e para o Reino Unido

        

           Docente: kylza Trovoada        

Discente:

Briston Menezes

Nito Abreu

 Romy Will

   Abril de 2017


Introdução

A segunda Guerra Mundial , ocorrida entre 1939 e 1945 , assim chamada por ter se tratado de um conflito que extrapolou o espaço da Europa , continente dos principais países envolvidos. Além do norte de África e a Ásia , o Havaí , território Americano , com o ataque Japonês a Pearl Harbor , foi também palco de disputas territoriais e ataques inimigos.

Bipolarização do mundo e guerra fria

Depois do fim da 2ª Guerra Mundial as potências do eixo estavam destruídas, a França e o Reino Unido , virtuais vencedores da guerra, ficaram completamente arruinadas.

O enfraquecimento da Inglaterra e França deixou uma boa parte das suas colonias expostas a pressão dos reais vencedores da guerra EUA e URSS . Após o termino da 2ª Guerra Mundial , as colonias dos países europeus tornaram-se sucessivamente independentes a França e a  Inglaterra detentora de muitos territórios  foram perdendo gradualmente este território o movimento de descolonização teve inicio na Asia e Pacifico.

Entre 1940 e 1950 , tornaram-se independentes nessa região as filipinas , a Síria e o Líbano , a Birmania , a Indonesia entre outros .

Entre 1956 e 1962 , foi a vez do norte de africa se tornarem independente . Assim , ao Egipto e a Líbia , já independentes , juntaram-se a Tunísia , Marocos e Argélia  , para além de outros  e emancipação do resto do continente africano ocorreu na décadas  de 1960 e 1970.

 Por isso , não tardou e evidenciou-se o desejo, por parte da URSS e dos EUA  , de ocupar esses vazios de poder pondo em prática uma acção politica , diplomática e , por vezes militar ( através do terceiro ) para preencher esses vazios e , consequentemente , para alarga as suas esferas-de-influência. Foi a partir dessa época que o mundo passou a ser dividido conforme a ideologia dos EUA e da URSS, o mundo tornou-se bipolar evidenciando assim a Guerra Fria.

Consequência do fim da guerra Fria para França e para Reino Unido

Sem dúvida que a nova ordem mundial resultou do avançar da revolução técnica científica ou revolução industrial e da globalização e, em especial a rápida desagregação do mundo socialista com a profunda crise na União Soviética e o seu final em 1991. Como fim da Guerra Fria muitos advogam que o mundo tornou-se unipolar com uma única super- potência militar capaz de estar e intervir em qualquer parte do mundo. Os Estados Unidos com sua hegemonia planetária são inquestionáveis após o fim da URSS. Cada Estado possui a sua soberania, sendo que o Reino Unido e França temendo o poderio Americano adoptam uma política regionalista sendo um dos fundadores da EU e que culminou com a integração na União Europeia abrindo caminho para uma Organização suficientemente forte para fazer frente aos Estados Unidos. Hoje a UE já é uma potência económica no mínimo tão importante quanto os EUA. A Rússia ainda é uma super potência militar apesar de ter uma economia fragilizada. A China tem modernizado rapidamente o seu poderio militar. A Europa em especial, Alemanha França, Itália e Reino Unido tendem a se unificar com o desenrolar da integração continental. Existe atualmente uma tendência para uma nova ordem mundial com a globalização e a criação de blocos regionais enfraquecimento das soberanias estatais. Muitos  autores defendem que a globalização da terceira revolução industrial é fruto da expansão capitalista pelo mundo e é sem dúvida uma consequência do fim da Guerra Fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com