TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROCESSUALIDADE DO CRACK NA VIDA DA HUMANIDADE

Pesquisas Acadêmicas: A PROCESSUALIDADE DO CRACK NA VIDA DA HUMANIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este artigo objetivou a compreensão das principais causas do uso do crack, assim como a sua definição clara da droga, problema ocasionado na sociedade independente de se tratar do porte da cidade, os efeitos ocasionados ao organismo e a família e uma forma de enfrentamento ao problema. Estando para essa apresentação uma série de artigos que expressam uma série de problemas ocasionado em diversos âmbitos da vida de um individuo independente da idade, que ocasiona a vontade usar a droga. No entanto a partir, dessas afirmações a participação, principalmente da parte social, que irá desenvolver um acompanhamento ao caso, não somente antes e durante a internação do dependente, mas também após este período com um acompanhamento individual e famíliar do mesmo. No entanto sem uma parceria entre as principais áreas que envolva o tratamento do dependente, por exemplo, o departamento da Saúde e do Social, o atendimento fica prejudicado, ou seja, com uma boa contra referencia alcance-se o resultado esperado

Palavras-chave: Crack. Usuário. Sociedade. Acompanhamento. Profissionais.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................5

2 MOTIVO DA INICIALIZAÇÃO DO DSPA..................................................................6

2.1 DEFINIÇÃO DO CRACK .......................................................................................6

2.2 O efeito do crack na família ...................................................................................7

2.3 O efeito do crack no organismo .............................................................................8

2.4 O problema do crack na sociedade .......................................................................9

3. CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIA ..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais muitos são os problemas enfrentados pela sociedade brasileira, no entanto nenhuma das dificuldades seja tão difícil de resolve como o problema das drogas. As drogas não atingem somente o usuário adolescente ou adulto, mas, sim num conjunto geral todos os familiares envolvidos com o individuo.

Para aumentar o grau de dependência dessas substâncias psicoativas ilícitas, ocorre a criação de novas drogas, como o caso do crack que por apresentar um valor mais baixo de compra, favorecendo o consumo e o grau de dependência, todavia que o mesmo pode cria-se o vinculo de necessidade por parte do usuário na primeira vez de uso.

O uso nocivo de substâncias foi por muito tempo tratado por meio de ações punitivas ao invés de preventivas e terapêuticas, sendo a dependência química considerada como “falta de força de vontade”. Entretanto, nas últimas duas décadas, com o progressivo desenvolvimento dos estudos cientifico, a dependência química passou a ser compreendida como um sério problema de saúde, que afeta o cérebro e, conseqüentemente, o comportamento. (SHEFFER; PASA; ALMEIDA, 2010)

Por esse motivo conhecer a substância psicoativa, o crack se torna essencial para a compreensão do problema e elaborar um plano de atendimento voltado para o usuário e sua família, pois esperar somente do governo medida contra o crack ou qualquer outra substância ilícita, não é o suficiente, a sociedade, assim como os profissionais envolvidos com essa área deve haver um comprometimento com objetivo de reinserir o usuário de crack, a uma vida em comunidade e familiar com dignidade e alta estima favorável.

MOTIVOS DA INICIALIZAÇÃO DO DSPA

Muitos são os fatores de riscos que influencia a vida do individuo para o inicio da dependência de substância psicoativa. Estando entre os principias motivos na vida pessoal, segundo UNO – United Nations Organization (2003), uma predisposição genética, baixa autoestima, percepção de que amigos aprovam o uso de drogas problemas com a vinculação social, padrão de comportamento, curiosidade, problemas no controle dos impulsos, habilidades deficitárias para lidar com as situações. Os fatores externos da sociedade têm influencia direta na inicialização no mundo das drogas, como na própria família num ambiente doméstico caótico e conflituoso, apego inseguro, mau relacionamento entre os membros, consumo ou atitudes favoráveis ao uso de substâncias por parte dos pais ou outros membros, ausência de monitoramento; e também o ambiente escolar nos últimos anos tem tido grande influencia nessa tendência podendo ser fracasso acadêmico, baixo envolvimento e ajustamento escolar, rejeição por colegas (bullying). E por último na comunidade apresentam-se diversos fatores de riscos a vida do individuo como a disponibilidade, incentivo ao consumo e ausência de políticas e controle à substâncias licitas, violência, pobreza e ausência de suporte social, desorganização social e ausência do Estado.

A secretária Nacional Antidrogas (2002) expõe que cada pessoa tem seus próprios motivos. Os pais não devem tirar conclusões apressadas sobre a suspeita de seu filho ou filha está usando drogas. É preciso que escutem com muita atenção o que seu filho tem a dizer para poderem compreender o que está acontecendo, pois nesse momento qualquer atitude precipitada ou mal tomada pode entregá-lo cada vez mais no mundo das drogas.

DEFINIÇÃO DO CRACK

O consumo de crack é um fenômeno recente, surgido a cerca de 20 anos no Brasil. Em alguns países europeus, o problema tornou-se relevante há pouco mais de 5 anos. Sendo que segundo o Relatório Brasileiro sobre Drogas (2009), através Centro de Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), realizou dois levantamentos nacionais sobre o consumo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com