TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Sociológica – Serge Paugam

Por:   •  1/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Mariana da Silva Nascimento Amaral

A pesquisa sociológica – Serge Paugam

Afastar-se das pré-noções

  • Resumo

        Em “A pesquisa sociológica” de Serge Paugam, serão abordadas questões sobre a prática de pesquisa sociológica. O livro se trata de um exemplar colaborativo composto por diferentes autores, tendo Paugam como coordenador deste projeto. A obra está dividida em duas partes: “A postura sociológica” e “As técnicas de pesquisa, e em dez capítulos sendo o primeiro, “Afastar-se das pré-noções”, o foco deste resumo.

        No primeiro capítulo Paugam irá discorrer a respeito do processo de construção de um objeto de estudo pontuando abordagens corretas para enxergar as engrenagens dos fenômenos sociais através do olhar científico. O autor apontará uma série da passos a se seguir para construir e delimitar este objeto de pesquisa.

        Segundo Paugam, para que o cientista social assuma uma postura sociológica adequada é necessário que este se afaste das ideias do senso comum e descontrua algumas pré-noções determinada que se apresentam como obstáculos epistemológicos, que passe a ter uma percepção do mundo através de um olhar científico, rompendo com tudo o que se parece evidente. Estas questões são descritas como um dos primeiros passos para o distanciamento do pesquisador com o seu objeto.

        O autor traz ao texto uma reflexarão a respeito da maneira como o tema de uma pesquisa sociológica é escolhido, de acordo com o descrito, os sociólogos não escolhem ao acaso o tema a ser pesquisado, este se manifesta conforme seus interesses pessoais, suas vivências e seus valores. Desta maneira, as pesquisas serão muitas vezes construídas a partir de partes da sua própria vida.

        Para Paugam, para saber construir um objeto de pesquisa é necessário que o pesquisado abandone as pré-noções, descostura o que se é posto como evidente e questione este primeiro saber, pois os fenômenos sociais precisam ser submetidos as normas científicas. O autor também alerta a necessidade de questionar e descontruir os fenômenos socias postos e descritos através da sociologia espontânea, pois esta advém do senso comum e suas colocações e abordagens muitas vezes precisam ser reavaliadas.

        Paugam afirma que se distanciar de seu objeto de estudo não será algo simples assim como a pesquisa sociológica não se dará de uma forma evidente. Pra o autor, as questões sociais e políticas podem servir como motivação para a pesquisa, mas estas só se tornarão questões sociológicas quando forem descontruídas e descontruídas a partir do olhar científico e uma metodologia. Os estudos dos fenômenos sociais por sua vez têm a finalidade de auxiliar na melhor compreensão da sociedade.

  • Fichamento

        “A construção de um objeto de estudos passa pela desconstrução, ao menos parcial, destas pré-noções ou desses prejulgamentos que constituem obstáculos epistemológicos. Em segundo lugar, porque o trabalho sociológico passa pela enigmatização de tudo aquilo que parece evidente.” p17

        “Tomar distância em face de sua postura de pesquisador, desconstruir as noções do senso comum, desvelar os contrastes da vida em sociedade, elaborar conceitos e submetê-los à avaliação empírica, enfim, engajar-se simultaneamente num processo ele objetivação e de questionamento crítico, eis os aspectos mais ordinários do ofício de sociólogo que neste capítulo entendemos desenvolver.” p18

        “Antes de mais nada, o sociólogo se questiona sobre as razões que o levaram a interessar-se por tal ou tal pesquisa. Interrogar-se sobre a escolha do tema já é efetivamente um primeiro distanciamento.” p18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com