TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política como Natureza Humana

Por:   •  11/9/2016  •  Dissertação  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC

Curso de Graduação em Comunicação Social – Jornalismo

Daniela Cagnoni

RA: 101160400 – Turno: Noturno

        

[pic 1]

PREPARAÇÃO PRÉVIA

CIÊNCIAS POLÍTICAS

                        

CAMPINAS

2016

A POLÍTCA COMO NATUREZA HUMANA

Ao compreendermos o fato de que o homem vive, necessariamente em sociedade, a política acaba por se manifestar de variadas maneiras, sendo sua presença neste meio social imprescindível para a nossa convivência.

Sendo assim, a prática política não se refere apenas às atividades relacionadas ao governo, partidos políticos e esfera pública. A política se denota nos mais inesperados momentos da nossa vida, e faz parte do nosso cotidiano, sobretudo, às escolhas e decisões que fazemos diariamente.

Nós exercemos um ato político, a partir do momento em que impomos às pessoas que convivemos decisões das mais simples, como arrumar a cama de manhã, à questões mais complexas como as regras de um condomínio ou de uma empresa em que se trabalha.

Em outras palavras, é possível afirmar que a política é uma atividade humana, a partir do momento em que a vida em sociedade só é possível se houver regras que tornem a convivência passível e que, assim, organize as relações de poder.

Para muitos, a política deve buscar objetivos nobres ou valores e ideais de igualdade, justiça e principalmente, liberdade. Já outros, não enxergam a política com um objetivo moral, mas sim como poder, em que acreditam que é o meio pelo qual os fins são atingidos.

Porém, isso não muda a natureza polítca, uma vez que ao meu ver, a política é uma mistura dos dois tipos de pensar. O poder é e sempre será um elemento na política, mesmo porque, é o que nos ajuda a prosperar nossos desejos e objetivos. Por outro lado, os valores morais também acabam por ser um bem necessário ao suscitar mobilização e empatia.

A política existe apenas para aqueles que são capazes de se comunicar simbolicamente e a partir disso, nos traz a possibilidade de argumentar, discordar e conjurar princípios. Dessa maneira, a política também varia de acordo com o contexto em que ela se encaixa, assim, diferentemente de outros países, quando nos referimos a política no Brasil, sinto muito em dizer que o brasileiro nos traz um repertório de conhecimentos políticos muito escasso, e consequente disso, ao lado da religião e do futebol, dizem um assunto que não deve-se discutir para não criar possíveis desconfortos. O que é polítca senão o debate? A falta de discussão política elimina a própria política.

Visto isso, mesmo que a política seja, de fato, uma natureza humana, e consequentemente faz uma enorme diferença na nossa vida cotidiana, nós próprios  não temos consciência disso. Portanto, acabo por me levar a crer que o atraso no Brasil não é originado pela política mas pela falta dela.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com