TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DOS AGENTES POLINIZADORES DA SALVIA GUARANITICA NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO - PR

Por:   •  13/5/2017  •  Artigo  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

OBSERVAÇÃO DOS AGENTES POLINIZADORES DA SALVIA GUARANITICA NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO - PR

Autora: Thamyres Cristine Peres Maziero

  1. INTRODUÇÃO

Salvia guaranitica é uma espécie de planta herbácea que pertence a família das Lamiaceae. Ela é nativa de países da América do Sul, tais como: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. É um subarbusto persistente que pode atingir até 1,5 m de altura, crescendo em grandes grupos. As folhas são ovais, tendo 4cm de comprimento e largura, são ásperas com a borda ligeiramente irregular. As inflorescências têm 25 cm de comprimento com flores em vários tons de azul.

A Salvia guaranitica começa a florescer em julho indo até meados de outono, coincidindo com a chegada do frio intenso. Ela prefere locais ensolarados, sendo tolerante a longa seca. A planta é geralmente livre de pragas e doenças, embora possa ser atacada ocasionalmente por moscas brancas e podridão.

Este trabalho tem por objetivo observar e analisar a Salvia guaranitica, identificar se ela está sendo polinizada, e se sim, por quais espécies.

         2.  MATERIAIS E METODOS

O estudo foi realizado na área central de Campo Mourão do Estado do Paraná. Possui cerca de 90 mil habitantes sendo a cidade-polo da Microrregião 12, que agrega 25 municípios, somando uma população regional de aproximadamente 357 mil habitantes. O clima do Município de Campo Mourão, é classificado como Cfa: Clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 graus centígrados e a dos meses mais frios é inferior a 18 graus centígrados. A temperatura média anual está entre 20 e 21 graus centígrados. O solo predominante é o latossolo roxo, de textura argilosa, profundo, muito fértil, de grande aptidão para sustentar intensa atividade agrícola. Os índices pluviométricos apresentam-se em média entre 1.400mm e 1.500mm por ano, tendo nos meses de verão as maiores concentrações de chuvas e nos meses de inverno as menores.

         As observações duraram cerca de três horas, dividas em dois dias, uma hora e meia em cada. Foram utilizados apenas caneta e papel para as anotações, e a observação feita a olho nu. Foi observado quais espécies fizeram polinização nas flores, quantas flores esse visitante poliniza desde sua chegada a planta até a saída e quantos segundos o visitante permaneceu na flor. Também foi observado se o visitante era polinizador ou pilhador.

3. RESULTADOS

Na tabela 1 consta os dados recolhidos na primeira observação feita no dia 22/04/2017, das 16 horas e 48 minutos até as 18 horas.

Espécie visitante da flor

Frequência de visitas á flor

Tempo médio de permanência da espécie na flor

Comportamento do visitante durante a visita

Beija-flor marrom

9

2 segundos

polinizador

Beija-flor verde       ( bico laranja)

17

2 segundos

polinizador

Beija-flor verde        ( bico marrom)

12

2 segundos

polinizador

Beija-flor verde 2 (bico laranja)

5

2 segundos

Polinizador

Tabela 1.

        Já na tabela 2, os dados recolhidos na segunda observação, feita no dia 23/04/2017, das 12 horas até as 13 horas e 20 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com